terça-feira, 1 de maio de 2012

8ºA Trilha sonora filosófica II

   Devido ao excelente desempenho dos alunos na aula sobre a trilha sonora filosófica a turma do 8ºA teve mais uma oportunidade de realizar esse trabalho, novamente o resultado foi acima do esperado, às músicas selecionadas foram as seguintes:
1-      Legião Urbana – Antes das seis
2-      Legião Urbana – Quando você voltar
3-      Barão Vermelho – cigarro aceso no braço
4-      Tribalistas – Um a um
5-      Uns e Outros – Dia Branco
6-      Edgar Scandurra – Culto ao amor
7-      Paulinho Moska – Idade do céu
8-      Nando Reis – Ainda não passou
9-      Herbert Vianna – Partir andar
10-   Arnaldo Antunes – Quarto de dormir

A cena escolhida foi uma das últimas sequências do filme 500 dias com ela. Confira agora as produções dos alunos.
 Cena original
G1 - Sarah Mariano, Thaís, Brenda e Nicole. G6 - Henrique Maciel, Henrique Moles, Isaac e Matheus - Barão Vermelho, Cigarro aceso no braço.
G2- Fernando, Renan, Victor Hugo e Enzo.  G4 - Jade, Natália, Thiago, Gabriela e Lorena - Arnaldo Antunes - Quarto de dormir.


G3 - Kevin, Pedro, Leonardo e Vitor Diniz - Paulinho Moska - A Idade do céu.
G5 - Júlio, Sarah Montevichi, Rafael e Marina - Nando Reis - Ainda Não passou.

Comentem sobre essas reflexões!

4 comentários:

  1. Natália Akemi - G4 - 8º ano A1 de maio de 2012 às 22:43

    Durante o filme é possível perceber o sentimento dos dois, tanto o amor durante a relação quanto a dor da separação. Por este motivo escolhemos a música Quarto de Dormir, pois ela representa a dor de ambas às partes, pois mesmo que não seja claro a Summer ainda sofre com a separação e com o sentimento que ainda existe dentro dela, que ela tenta apagar com o casamento e com o distanciamento de seu próprio coração. O sofrimento do Tom é aparente, diferente da dor dela, é fácil perceber que ele ainda sofre por causa do amor que ele sente por alguém que se foi e que nunca voltará.
    No trecho:
    “no cine-pensamento eu também tento reconstituir/as coisas que um dia você disse pra me seduzir/enquanto na janela espero a chuva que não quer cair”
    Relembrar os momentos felizes da relação, mas ao mesmo tempo chorar e sofrer por algo que se foi, esperar a chuva que não quer cair, esperar o amor que não vai voltar e apenas esperar que a dor se vá, esperar que aquele sofrimento vá embora e fique apenas os bons momentos, as palavras que foram ditos para seduzir.

    “A minha tristeza é constante, querer estar perto e não poder, olhar em seus olhos e não saber se a minha imagem ainda reflete em seu olhar.”

    ResponderExcluir
  2. Lorena Alves Lima.3 de maio de 2012 às 20:40

    "Essa é a história do garoto que conhece a garota. Mas você deve saber, que não é uma história de amor." O filme retrata algo inexplicável, uma busca incansável, como defini-lo ? Definir o amor é limitá-lo, encarcerá-lo numa redoma de palavras incompletas. Tom segue a vida procurando um amor perfeito, acreditando em sonhos baseados em ilusão, sentia-se incompleto. Sem explicação o destino acreditado por Tom une suas vidas á Summer. “A maioria dos dias do ano é comum. Eles começam e terminam, sem nenhuma memória durável nesse tempo. A maioria dos dias não tem impacto no decorrer da vida.” Eles acabam se apaixonando, contudo o desgaste das situações adversas acaba os desunindo.

    “Summer - Eu não acredito em amor. Tom - Porque não? Summer - Porque ele não existe. Tom - Como sabe que ele não existe? Summer - Como sabe se ele existe? Tom - Vai saber quando sentir.” E no fim ela diz: “ Eu acordei um dia e eu soube, que com você eu nunca tive certeza”. É essa incerteza que transpassa em ilusão ao Tom. O filme é uma espécie de antidoto, ele segue a diante uma vida que parecia estar morta, tentar reverter o que o destino agora acreditado por Summer, lhe propôs, é algo improvável e impossível. Mas nem sempre o impossível é inalcançável.

    O filme é uma transição entre o fim e o começo, questionando o fim inesperado, servindo de consolo ao Tom á sua juventude, colocando em questão que nem tudo foi perfeito, e lembrar apenas os momentos bons não remete o sofrimento posterior: "Olhe, eu sei que você acha que ela era a mulher da sua vida, mas eu não acho. Eu acho que você só está lembrando-se das coisas boas. E da próxima vez que olhar pra trás, deveria dar uma segunda olhada."

    A escolha a música Quarto de dormir ( Arnaldo Antunes ), nós leva logo de principio a fazer uma ligação ao filme, “Um dia desses você vai ficar lembrando de nós dois” Tom, após seguir rumo ao distanciamento de Summer, passa a lembrar dos momentos em que seu conto de fadas estava propicio ao final feliz. “Enquanto na janela espero a chuva que não quer cair”, ele não queria perde-la, mas a chuva não quer cair, “O vento traz o riso seu que sempre me fazia rir e o mundo vai dar voltas sobre voltas ao redor de si”. O vento não quer sessar o sentimento acreditado por Tom. Sua vida ganha euforia atípica a partir do momento que conhece Summer, mas como saber por que o fim ? Ele simplesmente é inexplicável, ele simplesmente acontece. “Você nunca vai saber de nada do que eu senti sozinho no meu quarto de dormir”.

    Tom diz: “Sabe o que é chato? Perceber que tudo que acreditamos é uma verdadeira mentira, é um saco”, e prossegue com elementos que foram essenciais para o seu sonhado amor “ destino, alma gêmea, amor verdadeiro e toda essa bobagem infantil de contos de fadas”. "Tom finalmente aprendeu que não existem milagres. Não existem coisas como o destino. Nada está destinado a ser. Ele sabia. Ele tinha certeza disso agora." "Coincidência. É o que tudo é. Nada mais do que coincidência". O amor não se pode definir; e talvez que esta seja a sua melhor definição. Sendo em nós limitado o modo de explicar, é infinito o modo de sentir; por isso nem tudo o que se sabe sentir, se sabe dizer: o gosto, e a dor, não se podem reduzir a palavras.

    ResponderExcluir
  3. Lorena e Natália..O que dizer de vcs?? que texto é esse? Que orgulho! Parabéns para as duas. Esses textos tem me acrescentado muito!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esses trabalhos são muito bons, apesar de eu não poder fazer críticas nem nada porque não sou capacitada rs. Mas se agora no oitavo ano eles estão desse jeito, ano que vem e na faculdade eles simplesmente vão 'arrebentar' né? Eles estão tendo uma preparação muito boa mesmo este ano, vai ser ótimo para eles Pro. Parabéns *-*

    ResponderExcluir