sábado, 21 de abril de 2012

8ºA Trilha filosófica

Cena original

Os alunos do 8ºA novamente fizeram um trabalho primoroso, a partir de uma cena do filme “Apenas o Fim” do diretor Matheus Souza, foi sugerido aos alunos dez músicas, são elas:
1-      Dar te ei – Marcelo Jeneci
2-      Você pode ir na janela – Gram
3-      Sentimental – Los Hermanos
4-      Pra você guardei o meu amor – Nando Reis
5-      Plenitude – Kafka
6-      Giz – Legião Urbana
7-      Vou te levar – Lobão
8-      Garotos II – Leoni
9-      O que se quer – Marisa Monte
10-   Quantas vidas você tem – Paulinho Moska

Os alunos buscaram uma relação harmoniosa entre melodia, letra musical e cena, na tentativa de buscar uma sequencia para cena original do filme (que você pode verificar acima). Em seguida fizeram uma reflexão filosófica entre o diálogo do filme e a letra da canção. Confiram agora os resultados e façam suas reflexões.
Cena do G1 - Thaís, Brenda, Nicole e Sarah Coelho e do G5 - Rafael, Júlio, Sarah Montevichi e Marina - música - Você pode ir na janela - Gram
G2 - Fernando, Renan, Victor Hugo e Enzo - música - Sentimental - Los Hermanos


G3 - Leonardo, Vitor Diniz, Pedro e Kevin - música - Dar te ei - Marcelo Jeneci


G4 - Natália, Lorena, Thiago, Gabriela, Lorena e Jade - música - Plenitude - Kafka


G6 - Henrique Moles, Henrique Maciel, Matheus, Isaac - música - Pra você guardei o meu amor - Nando Reis

8 comentários:

  1. Professor achei esse trabalho muito interessante olhando os trabalhos percebi que os alunos do 8A são muitos dedicados e gostei muito deste trabalho se você pudesse dar a oportunidade de minha sala realizar o trabalho parecido seria muito lega

    ResponderExcluir
  2. Nosso grupo (G5) escolheu essa música pois como a mulher irá em bora e na música ele fala que só teve que mudar para ficar com ela mas depois ela foi em bora. E tambem na parte da música em que ele fala das flores do jardim podemos diser que o garoto guardou o melhor pra ela mas quando viu que o namoro acabaria teve de entregar as flores (algo precioso) sem prazer algum e com tristesa(pois a mulher iria embora).

    Rafael Coelho
    G5

    ResponderExcluir
  3. Que fofo esse casal do filme rs! Amei..
    Gostei das seleções das músicas... Fiquei curiosa para ler as reflexões... Parabéns 8 Anos!!!

    ResponderExcluir
  4. O g2 preferiu essa musica por causa do tom de voz e ritmo utilizado, dando um ar de sofrimento e tristeza, além da própria interpretação da letra, que se encaixa perfeitamente na cena.

    ResponderExcluir
  5. Natália Akemi - G4 - 8º ano A23 de abril de 2012 às 18:18

    Nós escolhemos a música Plenitude do Kafka, pois ao analisarmos a músicas percebemos que é dito sobre o passado e sobre as incertezas do futuro, sobre esse ponto analisamos que o casal se sente feliz por ter passado momentos tão magníficos, mas ao mesmo tempo se sente triste pela despedida e angustiado pelas duvidas sobre o futuro. E com a vida toda pela frente é preciso se despedir e deixar aquele amor quase adolescente para trás, ou seja, esta na hora de crescer e seguir o rumo que a vida determinou para cada.
    E como é dito por Mario Quintana e citado no filme:
    “Tão bom morrer de amor e continuar vivendo.”

    ResponderExcluir
  6. O filme mostra algo intangível e inestimável, que pode ser chamado de sonhos, esperança, frescor da juventude, otimismo ou ingenuidade. Talvez a soma de todas essas coisas e algo mais, ainda sem definição. Tudo dotado de um realismo que faz com o que espectador sinta-se o próprio protagonista. A escolha da música Plenitude – Kafka, embora parecesse a menos provável; se encaixa no filme e isso fica já explicito no começo: “ Agora percebi, olhando pra você, está por um fio a vida, que nos resta á viver” , a música procede, e logo diz: “ Vai ser bom de saber, que não me domina o medo de te perder”... Os protagonistas do filme estão ótimos como jovens normais e à beira de um precipício do fim do começo de suas vidas. "- Isso é só o fim. O que importa já foi feito. - E agora? Agora é o resto das nossas vidas." “O único lado bom de morrer de amor, é que você continua vivo” . A vida prossegue, o sentimento mantém e sobrevoa em idas e vindas do fim, o fim que pode tornar diferentes rumos .“Apenas o Fim” é mais do que uma viagem ao namoro dos personagens, mas sim um retrospecto do que foi ser jovem no começo desse século.

    ResponderExcluir
  7. O G1 escolheu a música "Você pode ir na janela - Gran" pois, eu achei o trecho "Você só me fez mudar e depois mudou de mim..." prefeito pra descrever a cena que ele diz que seria capaz de destruir uma cidade e reconstruir-la inteira novamente, só para se encaixar a ela e não ter nenhum problema e que seja perfeito pra ela, pra que ela não precise partir. E mesmo assim ela decide ir embora, e não se preocupa com ele.
    E tem a parte "Vai sem duvidar, mas se ainda faz sentido vem. Até se for no final, será lindo..." Eu acho que se encaixa perfeitamente pra ele, pois mostra que ele sempre ira espera-la, e por mais que demore os sentimentos dele em relação a ela, não irá mudar e ele não tem tanta certeza do amor dela por ele, mas mesmo assim continua se entregando a ela.
    Sarah Coelho. 8ºA

    ResponderExcluir
  8. Na música Plenitude o autor destaca logo no começo com "Agora percebi, olhando pra você, que está por um fio a vida que nos resta a viver" que é certo que ela vá embora, mas eu vi uma relação entre esse trecho da música e a parte (mais ou menos aos 4 minutos do vídeo) em que ele diz que sai na rua apenas para perguntar se as pessoas estão bem, e elas perguntarem de volta. Isso destaca muito a proximidade do casal, e que ele não possui ninguém exceto ela, e se simplesmente for embora, não saberia o que seria da vida dele dali em diante. Então eu pude concluir que mesmo sendo fácil se separarem fisicamente, sentimentalmente haverá sempre uma angústia que perseguirá os dois, que serão obrigados a seguirem seus próprios caminhos longe um do outro.

    Thiago Rodrigues 8°A

    ResponderExcluir