Trabalhos trimestrais 8º Ano
História – Capitalismo, Socialismo e Anarquismo uma disputa
cultural.
Nesse trimestre o
foco do nosso conteúdo é o nascimento das ideologias capitalista (liberalismo),
socialista (comunismo) e anarquista, como já conversamos em Geografia essa
disputa ganhou notoriedade a partir da Guerra Fria na década de 50, ultrapassou
as barreiras do meio político e econômico, ganhando o campo cultural e chegando
literalmente a lua. Esse conflito será abordado pelos alunos pela via cultural,
trazendo como fonte para debater a disputa ideológica a música, o cinema,
teatro, literatura, teledramaturgia, artes plásticas, entre outros. Cada grupo
terá uma década de pesquisa.
8ºA
G1- década de 50
G2- década de 60
G3 – década de 70
G4 – década de 80
G5 – década de 90
G6 – década de 2000
8ºB
8ºB
G1 – década de 60
G2 – década de 70
G3 – década de 80
G4 – década de 90
É importante conceituar um paralelo histórico para cada
pesquisa.
Geografia – História e Geografia do Brasil
Depois de pesquisarmos vários países da América Latina o
foco agora é o Brasil, os grupos estão divididos nas mesmas décadas da pesquisa
de história, e na apresentação deve obrigatoriamente constar:
·
Principais acontecimentos históricos da década.
·
Situação política, econômica e social.
·
Manifestações artísticas na década. (produção
cinematográfica, musical, literária, entre outros).
·
Produção televisiva e publicitária (comerciais)
Cada
grupo deverá fazer um panorama sobre o Brasil na sua respectiva década.
Filosofia
– Falta de respeito aos direitos e liberdades
Trabalho 1 -Cada
grupo vai procurar uma manifestação de direito e liberdade garantida pela
constituição, através de alguma fonte, jornalística, cultural, política, entre
outras, o grupo vai argumentar se essa liberdade é respeitada ou não pela sociedade,
em seguida o grupo irá apontar soluções para a garantia dessa liberdade
constitucional.
ATENÇÃO: é importante que a utilização das fontes seja
diversificada, ou seja, uma fonte que denuncia e outro que não respeite os
direitos e liberdades previstos na constituição.
Trabalho 2 - Como fizemos em sala de aula cada grupo vai procurar um trecho de filme de seu gosto e uma música nacional para dar sequência a cena, a única obrigatoriedade é o filme e a música terem como tema "relações afetivas" como os dois filmes trabalhado em sala de aula, após a junção das fontes o grupo terá que fazer a análise filosófica da produção.
Trabalho 2 - Como fizemos em sala de aula cada grupo vai procurar um trecho de filme de seu gosto e uma música nacional para dar sequência a cena, a única obrigatoriedade é o filme e a música terem como tema "relações afetivas" como os dois filmes trabalhado em sala de aula, após a junção das fontes o grupo terá que fazer a análise filosófica da produção.
Todas as apresentações serão de intercâmbio, ou seja, a
turma da tarde apresenta no período da manhã e vice-versa.
Geografia
8ºA – 08 de Agosto – Quarta feira das 13:20 ás 15: 55 – 20 minutos
cada grupo (segue o mesmo horário para todas as apresentações)
8ºB – 07 de Agosto – Terça feira das 11:10 ás 12:50 – 20 minutos
cada grupo (segue o mesmo horário para todas as apresentações)
Filosofia
8º A – 15 de Agosto – Quarta feira
8ºB – 14 de Agosto – Terça feira
História
8ºA – 22 de Agosto – Quarta feira
8ºB - 21 de Agosto –
Terça feira
Olá Professor Gabriel,
ResponderExcluirAdoro seu blog. Prático, simples e traz conteúdo que nos ajuda muito.
Obrigada
Sirlei (Tia Arthur 8B)