terça-feira, 1 de maio de 2012

Atualidades 6 - 80 anos de François Truffaut

          François Truffaut começou desde cedo a trabalhar com cinema, foi crítico da arte, impiedoso com o cinema de seu país, a França, nos anos 50. Se estivesse vivo Truffaut (que morreu vítima de câncer aos 51 anos em 1984), estaria completando 80 anos, sua filmografia é revista atualmente como uma obra atemporal, revolucionária e primorosa.

Ao lado de grandes diretores, como Godard, fundou a Nouvelle Vague uma escola de cinema que mudou a história da arte, tornando essa manifestação mais singela e poética.
Truffaut foi uma grande inspiração para as gerações de diretores que o sucederam, além disso, inspirou a juventude nas mudanças políticas que viriam durante a Guerra Fria, sobretudo na França, obras primas como seu filme “Os Incompreendidos” são referências para entender os rumos que a sociedade tomou nos últimos 50 anos.
Por tudo isso, esse grande diretor merece uma pequena homenagem como tema da semana em Atualidades.
G1 – O grupo irá pesquisar a biografia e filmografia do diretor François Truffaut.
G2 – O grupo irá pesquisar sobre a escola de cinema da Nouvelle Vague que tem Truffaut como um dos seus fundadores e revolucionou a história do cinema.
G3 – o grupo fará entrevistas para descobrir o conhecimento das pessoas em relação ao cinema não comercial, por que o chamado blockbuster (cinema estadunidense) é muito mais visto em relação aos demais? É importante questionar os motivos do cinema não comercial ter pouca repercussão no Brasil.
G4 – o grupo irá pesquisar duas obras de Truffaut, são elas: Os Incompreendidos e Jules e Jim, desde a produção aos temas questionados no filme, a importância dessas obras para o cinema no mundo.
G5 – O grupo irá pesquisar a influência de Truffaut no cinema brasileiro, nos filmes e diretores, a pesquisa pode se estender para outras manifestações artísticas também, como alguns desenhos, área muito influenciada pelo diretor.
G6 – O grupo irá pesquisar o ano de 1968 na França, durante a Guerra Fria esse ano foi o mais importante e conturbado do país, Truffaut através de sua obra foi importante combustível para as ideias juvenis desse período.


Cena final do filme "Os Incompreendidos"

6 comentários:

  1. gustavo belinato 7B4 de maio de 2012 às 09:52

    bom,achei um tema bem legal .... falar sobre essas pessoas q mtos de nos não o conhecemos.porem meu grupo vai falar sobre um pouco da guerra fria em 1968 e q truffaut atraves de suas obras ajudou as ideias juvenis a se expalhar

    ResponderExcluir
  2. Lorena Alves Lima.7 de maio de 2012 às 22:22

    François Truffaut, um dos mais conceituados cineastas franceses, tem uma longa metragem de grandes obras geniais. " Os Incompreendidos ", não resume apenas á história de Truffaut, como de muitos que são vistos como delinquentes, totalmente repreendidos, tanto na escola, como na família, na qual a delinquência torna-se uma alternativa para o garoto. Essa incompreensão narra o drama autobiográfico, que trouxe uma lufada de poesia para o cinema. François Truffaut é o garoto que corre na praia no final de “Os Incompreendidos” em busca dele mesmo. Num gesto de esperança, busca por sua identidade na lente da câmera, ou nos olhos dos espectadores. Ele morreu muito cedo, deixou uma grande ausência no cinema francês e mundial. “Quem cultiva a imaginação na arte é um pouco louco. Seu problema é interessante a essa loucura.” Truffaut deixou uma marca incontornável na história do cinema .

    ResponderExcluir
  3. Natália Akemi - 8º ano A7 de maio de 2012 às 22:45

    François Truffaut, a genialidade cinematográfica descrita em apenas um nome.
    Poderia terminar meu comentário com essa simples frase, porém há tanto a dizer que seria como desperdiçar uma oportunidade.
    É incrível que em apenas um filme ele consiga descrever a realidade de inúmeras pessoas, até mesmo a realidade sobre a sociedade e sua falta de caráter por não compreender Os Incompreendidos, a obra, considerada uma de suas melhores produções, retrata a vida de Antoine Doinel um garoto que faz de tudo para ‘chamar atenção’ mas que na verdade demonstra suas angústias e medos chegando a retratar os problemas da sociedade, mesmo que ‘indiretamente’ faz uma dura critica por meio de um garoto de 14 anos que retrata a adolescência do diretor, trazendo incríveis metáforas sobre a liberdade e incompreensão dos adultos na fase de amadurecimento onde o personagem se encontra.
    “Yo sólo funciono por sensaciones, por cosas ya comprobadas. Es por esto que mis films están llenos de recuerdos de juventud.”
    (Eu só funciono por sentimentos, por coisas já comprovadas. É por isto que meus filmes estão cheios de memórias da juventude.)
    François Truffaut

    ResponderExcluir
  4. François Truffaut foi um grande revolucionário dos filmes por mais q tenha o conhecido agora apoio todas as pessoas q falam q ele é um verdadeiro gênio ele ajudou na guerra fria de 1968 eu acho a ele tb eu lembro q em 1943 ele fez um motim q questionava as regras a hierarquia daquela época por causa q se eles perguntassem algo eles eram castigados severamente então quando François ele tinha 10 anos -1943- ele n falava seus questionamentos para serem abertos ao publico e então todas aquelas crianças de 10 anos antigamente quando se passaram dez anos elas fizeram um tipo de motim frisando o pq daquilo e etc...
    Pra min eu souu um novo descobridor das artes dele mais parece q já sou á anos

    ResponderExcluir
  5. Ele foi uma grande pessoa, pena que ele morreu jovem, mas mesmo assim ele fez diversos filmes, que eu acho que deveriam ser tão famosos quanto os que estão na midia.O problema é que as pessoas não iriam saber ver , porque nós queremos algo que seja necessário analizarmos para ter como saber o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  6. Luana Nogueira:
    Eu ADOREI O TEMA , O MEU GRUPO PESQUISOU SOBRE O MOVIMENTO DE MAIO DE 68 NA fRANÇA ESSE MOVIMENTO TEVE MUITOS PROTESTOS QUE TE INÍOCIO COM MANIFESTAÇÕES ESTUDANTIS .

    ResponderExcluir