quarta-feira, 2 de maio de 2012

Uma conversa filosófica sobre Truffaut, Belle & Sebastian, religião e questões juvenis.

Um clipe de uma música voltada para o público infantil não parece em nada um convite para uma discussão filosófica, não é verdade? Não podemos subestimar nenhuma fonte artística na filosofia, ainda mais quando essa fonte se trata de uma poesia de Arnaldo Antunes, idealizada e produzida pela banda Pequeno Cidadão formada pelo próprio Arnaldo com Edgar Scandurra, Antônio Pinto e Taciana Barros e transformada em animação pelo designer Adams Carvalho, uma referência no gênero. Vamos ver o vídeo para entender a discussão.





Esse clipe é coberto por referências filosóficas que merecem uma análise mais cuidadosa, vejamos:
Primeiro é importante analisarmos os personagens, Sol e Lua.
O Sol: trata-se de um jovem rapaz de feições emocionais não muito bem definidas, ora animadas e esperançosas, ora decepcionadas e tristes. No momento em que precisa ficar só para pensar, o Sol recorre à audição de um LP dando uma noção de personagem nostálgico e romântico.
A Lua: se o Sol recorre há um LP a Lua ouve um CD, mais moderno e objetivo, suas feições no clipe são sérias, serenas e frias, revelando um comportamento racional.
Para saber mais sobre a personalidade dos personagens o clipe recorre para alguns elementos do mundo pop, por exemplo.
No quarto do Sol é constantemente mostrado dois pôsteres, um é do filme “Os Incompreendidos” do diretor francês Fraçois Truffaut. Trata-se da história de Antoine Doinel, menino que tem sua educação negligenciada pelos pais e procura através de seus atos chamar atenção dos que estão a sua volta, se o menino se mostra questionador perante os padrões pré-estabelecidos da sociedade ele se revela doce no seu intimo, como qualquer jovem, cheio de medos e angústias não compreendidas por aqueles que os condena. O Sol nosso personagem se sente incompreendido pela ciência, Lua, vento, entre outros e procura provar que esse amor é possível, apesar dos empecilhos físicos que os separam.
O outro cartaz faz referência à banda Belle & Sebastian, a banda liderada por Stuart Mordoch é conhecida pelas letras com histórias desoladoras de meninos que se apaixonam por garotas e não são correspondidos amorosamente, o fato de serem românticos e sofrerem pelas meninas faz com que eles não sejam compreendidos por outros garotos sem o mesmo apelo emocional.
No quarto da Lua há dois cartazes, das bandas Joy Division e Sonic Youth. A primeira é conhecida pela melancolia de seu vocalista Ian Curtis que se suicidou aos 23 anos por depressão, Ian manifestava essa tristeza em suas letras, transformando a banda em ícone da poesia melancólica. A segunda banda o Sonic Youth, parte do mesmo sentimento, porém, com uma reação distinta, suas letras desistem do amor ao ponto de ignorá-lo, dar as costas e dizer adeus. Ambas tem um ponto incomum, desistiram do sentimento por experiências que trouxeram desilusão, traço nítido na personalidade da Lua que não quer se envolver novamente.  
O final do clipe lembra o final do filme “500 dias com ela”,com um roteiro muito semelhante esse filme também traz referências de Joy Division e Belle & Sebastian, parte de uma ideia de que o amor pode nunca ser correspondido, mas sempre haverá amor, rompe com o senso comum do amor perfeito, mas mostra que apesar de nunca ser perfeito ainda sim é amor.

A relação e as consequências: a maçã e o eclipse
Importante norteador da discussão filosófica do filme é a maçã. A maçã aparece no clipe no mesmo momento em que a letra da música diz “O sol pediu a Lua em casamento”, podemos pensar na maçã como o símbolo de uma união, na teoria criacionista a maçã uni dois mundos proibidos, Adão e Eva, dando origem à noção do pecado, essa maçã que foi responsável pela união afetiva do Homem na religião, segundo o clipe não obteve o mesmo sucesso na ciência, o clipe brinca com as teorias evolucionista e criacionista, esse encontro se torna impossível, como a letra mesmo comprova: “24 horas depois o Sol se pôs e a Lua nasceu”.
Outro fator do qual possamos relacionar a maçã é uma obra do pintor surrealista René Magritte, o artista em sua obra “Isso não é uma maçã” desenha a figura da fruta, porém, o título da obra nos leva há um questionamento, afinal se está desenhada uma maçã, porque se chama “isso não é uma maçã”?  Magritte intitula dessa maneira, pois a maçã é algo que tem um cheiro e textura específica do qual podemos saborear, a figura da maçã não tem o mesmo cheiro e textura da fruta, tampouco o mesmo gosto, sendo assim, aquilo é uma figura e não uma maçã. Essa mesma relação vale para os pensamentos da Lua perante o Sol, se ambos não podem se tocar esse sentimento que os envolve não pode ser considerado amor, isso justifica a não aceitação do personagem Lua.
Por fim, o eclipse, o momento em que Sol e Lua se encontram, esse fenômeno é estudado pelo personagem Sol e entregue para a Lua, porém, não há convence, afinal apesar de belo ele é raro, mesmo assim não deixa de ser único, assim como o amor do Sol e da Lua.

René Magritte - Isso não é uma maçã

11 comentários:

  1. Natália Akemi - 8º ano A3 de maio de 2012 às 15:06

    A ampla concepção sobre a discussão abordada na aula vai além de qualquer definição até por ser algo tão irrelevante e polêmico, sendo ele na discussão sobre o sol e a lua em questões filosóficas e astronômicas, quanto à religião e a ciência se contracenando para explicar um sentimento tão belo quanto o amor, porém toda a beleza e poesia do sentimento se perdem quando ele é tratado com frieza e futilidade, ambas as músicas representam a dor do garoto por não ser correspondido; a dor de amar de forma tão quente e intensa e ser respondido de forma fria e fútil por alguém que não tem as mesmas ideias em relação ao assunto.
    A relação com o filme do Truffaut pode ser estabelecida no momento onde se é possível perceber a incompreensão do sol em relação à raridade do encontro de dois mundos, que devido às circunstâncias é um encontro que provavelmente nunca ocorreria como o encontro da Lua e do Sol que ocorre uma vez em milhares de anos, mostrando como é raro ocorrer uma relação dessas ou no caso cientifico ocorrer um eclipse, talvez a junção desses dois mundos possa representar que não é impossível amar alguém completamente diferente, neste ponto é possível perceber a relação com o filme 500 Dias com Ela onde a Summer não acredita no amor se mostrando totalmente oposta ao Tom e no fim a situação se inverte completamente, mostrando como mesmo que difícil, ainda assim é possível ocorrer grandiosos fenômenos seja a mudança pessoal ou um acontecimento astronômico. No filme dois trechos são essenciais para comprovar a frase acima, no início do filme onde ele diz: - É amor, não o papai Noel- neste trecho ela rebate utilizando um pouco de suas experiências e chegam a um ponto chave do diálogo onde ela diz uma frase marcante para o filme: - Não existe isso de amor, é fantasia. Já ele apenas discorda dizendo: - Acho que você está errada. Após algumas outras falas o diálogo se encerra com eles concordando em discordar, no trecho é possível perceber como a Summer é totalmente racional como no caso da música O Sol e a Lua, onde a garota é totalmente razão e o garoto emoção, o filme prossegue até que no final ocorre o seguinte diálogo: Tom: Sabe o que é chato? Perceber que tudo o que acreditamos é uma verdadeira mentira, é um saco. [...] Tom: Ah, pois é, destino, alma gêmea, amor verdadeiro e toda essa bobagem infantil de conto de fadas...
    A partir deste momento a Summer passa a se demonstrar totalmente emocional, indo contra todas as suas ideias, ela passa a acreditar em destino, amor verdadeiro e ‘toda essa bobagem infantil’. Se trouxermos para a música, a Lua é a Summer do início e talvez o Tom do final, afinal não é possível comprovar que ela não passou pela mesma situação de se desiludir amorosamente, já o Sol é facilmente identificado como o Tom do inicio e Summer do final.
    A relação religiosa na música é demonstrada com a maça, que pode significar a união de dois mundos ‘proibidos’, por este motivo é dito: “Mas a lua achou aquilo tão estranho, uma bola quente que nem toma banho”
    A Lua estranhou que alguém completamente diferente dela tenha se apaixonado tão intensamente e por tanto tempo como é dito, se analisar a história de Adão e Eva, a maça seria como a fruta do pecado que os uniriam, pode se perceber quando é dito na música: “Desde a época dos dinossauros, pterodátilos, tiranossauros.../Quando nem existia a bicicleta nem o velotrol nem a motocicleta” que o amor é tão antigo que superou muitas barreiras, até a mais difícil, a do tempo.
    No trecho:
    O Sol pediu a Lua em casamento,/E a Lua, disse:/Não sei, não sei, não sei/Me dá um tempo./E 24 horas se passaram e outra vez o Sol se pôs, a Lua nasceu/E de novo e de novo e de novo...
    E afinal quem sabe de quanto tempo a Lua precisa? Talvez a resposta seja indeterminada, afinal não é todo dia que acontece um Eclipse. Podem se passar inúmeros dias e mesmo assim o Sol espera por uma resposta que talvez nunca venha. O Sol tão quente e intenso espera a resposta de alguém tão frio e que o trata com futilidade e indiferença.

    “O Sol congelou seu coração”

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  2. Sensacional Gabriel...Belo trabalho.. Excelentes escolhas! Seu blog merece um prêmio!!! Que presente aos nossos alunos!

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  3. Eu fiquei sem palavras nessa aula de filosofia. Pois ela retrata o Sol como um menino, que ama a Lua. e no começo da musica ele fala que o sol gostava da lua desde o tempo dos dinossauros.e então ele decidiu se mostrar para a lua e quando ele finalmente toma uma atitude, ele leva um ''fora'' e tem uma parte em que a musica fala que ele congelou o seu coração. Quando ele fala isso dá a entender que ele congela o coração para não gostar mais de ninguém pois ele sofreu muito com isso. mas no final do clipe ele conheçe uma outra menina. na qual ele sai com uma maçã verde mostrando que oque ele sente por essa mulher ainda não é algo maduro. E eu acho que essa mulher descongelou o coração do sol. pois ela mostra um certo interesse por ele.

    obrigado pelas aulas!
    Henrique Duarte

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  4. Gente q lindoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    é muito bonito chorei -mentira- mas é lindo mesmo T_T.
    Maldita lua seja tu q n sabe reconhecer o amor a tua frente e maldito,persistente e romântico o sol era q nem percebeu q a lua era uma seka sem coração só gelo q bombeia gelo ao seu corpo transmitindo uma onde de negação e de tristeza ao ar
    bom pelo menos o sol conseguiu terminar sorrindo e alegre com uma garoto ao seu lado

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  5. Este video conta a historia de um amor que é impossivel perante a ciencia, o amor do Sol e da Lua.Algo que o Sol que provar que é possivel por estudos atronomicos e pelo seu coração que bate pela Lua , que não correponde por acreditar na ciencia. Ele estuda os esclipses para provar a Lua que esse amor é possivel mais ela não acredita. Tanto que o Sol deu uma maçã para a Lua , a maçã vermelha , que não represente uma maçã , mais sim o amor maduro que sente por ela como os conceitos de Magritte, mais do mesmo jeito a Lua o recusa . O Sol acaba sendo consolado por um garoto que diz que ele vai encontrar outro alguem , e é oque acontece. Mais no lugar da maçã verde que represente que seu amor ainda não está maduro

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  6. corrigindo meu ultimo comentario é garota e tb queria fala q a musica representa uma coisa muito frequente entre nó adolescentes q é o amor incorrespondido q no caso se refere um pouco de fisica q no caso se refere a lua e do sol q quando um nasce outro se poem ou seja quando vc ta com aquela esperança q vai da tudo certo vc perde aquela animação percebendo q tudo vai da errado por causa de uma unica coisa e essa unica coisa é...
    O amor vc percebe q n vale apena e sabe q n vai da certo mas vc tenta e tenta e tenta mais no final vc congela o seu coração e se fecha para a humanidade por causa de uma unica garota n percebemos q a vida n gira en torno de uma simples coisa mais essa simples coisa faz um buraco q n é tão simples de se concertar então nois abrimos mais ele para sabermos q n devemos mais nnos meter mais continuamo e continuamos abrindo e abrindo sem um sentido só para saber onde ira chegar e quando vai ver sua vida acaba e vc pensa oque vc fez até hj e pensamos e respondemos NADA só por causa q ela a q se fecho para vc destruiu sua vida e vc n fez nada para concertela só abriu ainda mais aquele buraco q ela fez em vc um buraco de tristeza e depressão q vc nunca consiguiu sair até aquele momento q pensamos VALEU APENA? Essa é a questão q nos fazemos essa é a unica coisa q importa para nos um amor mais nada e quando percebemos q a maça era podre nós nos apodrecemos junto a ela a maça q estragou a sua vida a maça q dilacero a sua felicidade e quer saber onde ela está no inferno onde ele começou quando vc se apaixonou por uma maça podre e gélida mas se vc visse oque era ou oque é vc poderia resistir e poderá com os erros aprendemos q a vida n gira em torno de nos ela gira em torno da ação e se vc n faz nada quem podera fazer a vc ninguem alem de uma unica coisa q sobra no final a esperança q nunca ira morrer até o ultimo amor q existe na terra acabar a esperaça é a cura para a discordia, tristeza , disolação e a morte a q nos espera.
    OBS: a esperança é q nem uma Fênix das cinzas se renasce vida
    PS:PROF COLOKA ESSE E DISCONSIDERA AQUELE

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  7. Acho que o que se tem na vida pode ser de diferentes maneiras observado, depende de sua vontade de perseber isso.A filosofia pode mudar o seu jeito de pensar, pois não basta ver tem que olhar. Nesse video provavelmente uma criança não iria observar esses vários detalhes.Muito menos da primeira vez.Apesar disso se observarmos veremos até mesmo a questão de"Isso não é uma maçã", pois representa os sentimentos e acho que com base nesse quadro foram feitas as duas maçãs:a vermelha do amor e a verde aonde o amor ainda não amaduresceu

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  8. É profº realmente é muito impressionante como uma pessoa, se ama alguem de verdade, faz de tudo pra eles ficarem juntos, como por exemplo - como mostra no video - o Sol procura verdadeiramente uma maneira dele e da Lua ficarem juntos e com este estudo achou o eclipse...... O que mais me chama a atenção é que como é que René Magritte, pôde ter uma imaginção tao profunda ao criar uma quadro com apenas uma fruta, porém representando muitas outras coisas que nem conseguimos imaginar.....
    Achei muito legal esse tema... é uma coisa FANTANEIRO = fantastico com maneiro = FANTANEIRO....

    Parabéns Professor..

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  9. Maravilhoso prof, acho muito bom enxergar as coisas de outra forma, tirar como se fosse uma prova, saber como é o material acho que isso da muito interesse ao blog. Bom eu adoro trabalhar com esse tipo de tema como se fosse ou é? razão e emoção, acho isso ajuda muito no desenvolvimento do pensamento, da maneira que o ser humano escolhe ser. Adorei prof.

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  10. Prof, achei muito interessante cada frase da musica pois da para perceber que independente da frase tem outro significado. Uma frese que eu achei muito boa foi: "O sol congelou seu coração", isso mexeu comigo, me fez pensar muito prof.Muito bom!!!

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  11. Laura 7º ano B s2*14 de maio de 2012 às 18:57

    Bem,primeiramente queria dizer que achei a música linda.A música representa o que acontece com alguns jovens de hoje em dia,assim acabam sofrendo o amor não correspondido;como é o caso do Sol,que acaba se apaixonando pela Lua.Mas no final o Sol tenta esquecer a Lua e consegue pois acaba encontrando uma garota que o ama realmente.

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