quinta-feira, 17 de maio de 2012

Atualidades 8 - A "volta" da Legião Urbana

Em 11 de outubro de 1996 por volta das 10:00h da manhã eu estava deitado no meu sofá assistindo Os Simpsons na televisão quando sou surpreendido pelo sempre temeroso plantão da rede Globo de televisão, estava certo que havia falecido a atriz e modelo Cláudia Liz que passava por uma séria complicação de saúde devido a uma cirurgia de lipoaspiração, me sentei para prestar mais atenção e vejo a Fátima Bernardes anunciando “ foi confirmado há pouco a morte do cantor e compositor Renato Russo, líder da Legião Urbana, Renato faleceu em decorrência do vírus HIV, ele deixa um filho Giuliano de seis anos”.

Esse é um exemplo daqueles episódios que acontecem na história e que te machucam tanto que te faz lembrar exatamente dos detalhes no momento do ocorrido, assim como muitos devem lembrar o que estavam fazendo quando souberam da morte do Senna ou dos Mamonas Assassinas, mas é a morte do Renato Russo que para mim é a mais marcante, não sou da “geração coca-cola”, eu tinha apenas 12 anos naquele dia, mas já era um fã, um mini fã, talvez eu nem entendesse direito o que ele queria dizer, mas sabia pela reação das pessoas que havia algo bonito sendo dito.
Hoje os jovens da “geração coca-cola” tem em torno de 40 anos, sem dúvida são capazes de apontar uma música da Legião Urbana que se encaixe com algum momento da vida, mas a banda alcançou aqueles que hoje têm por volta de 30, 20 e até 10 anos, pois a música é atemporal, o Reanato morreu, a poesia ficou. Feliz do país e da geração que tem um artista com algo a dizer, eles são cada vez mais raros.
A Legião Urbana acabou naquele dia 11 de outubro de 1996, seus discos passaram a vender ainda mais, sua contribuição na música brasileira lhe dá o direito, sem exageros, de ser considerada a maior banda da história desse país, o fim da ditadura, a redemocratização, o fora Collor, os conflitos sociais e as angústias da juventude, foram acontecimentos narrados e “aconselhados” por Renato Russo, dezesseis anos após o fim a celebração em torno da banda ainda é muito grande.

Para relembrar a banda a MTV está organizando uma “volta” aos palcos da Legião Urbana, com uma ideia bastante original os remanescentes da banda Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá junto com a rede de televisão escalaram o fã e talentoso ator Wagner Moura para ser o vocalista, a ideia não é substituir Renato Russo, mas sim, dar oportunidade para um fã representar tantos outros que poderiam estar ali.

No mês de junho o projeto de atualidades também celebra essa volta, e convidam todos, pré-adolescentes, adolescentes, jovens, adultos, qualquer faixa etária para contar qual sua música favorita ou uma história sua com a Legião Urbana.
G1 – Qual a história dos integrantes da Legião Urbana antes e durante a banda? Uma breve biografia de Renato Russo, Dado Villa Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha, além dos episódios mais marcantes da banda.
G2 – Qual a relação de Renato Russo com sua geração? Como as ideias do líder da banda influenciaram a juventude no seu comportamento político, social e sentimental.
G3 – A carreira de Wagner Moura. Em quais momentos da carreira do ator seu trabalho encontra as músicas da banda Legião Urbana? Existe alguma experiência musical no artista?

G4 – Os discos líricos e introspectivos: o grupo irá fazer uma análise do momento do Renato da banda e do Brasil e comparar com o conteúdo dos discos, Dois, As Quatro Estações, V e A Tempestade.
G5 – Os discos reflexivos e críticos: o grupo irá fazer uma análise do momento do Renato da banda e do Brasil e comparar com o conteúdo dos discos: Legião Urbana, Que País é Esse?, Descobrimento do Brasil e Uma Outra Estação.
G6- A Legião pós Legião, o que aconteceu com a banda e seus integrantes nesses dezesseis anos que separam a morte de Renato Russo em 1996 ao palco do Espaço das Américas no dia 29 de Maio de 2012


Legião Urbana 1991

"Legião Urbana" 2012

11 comentários:

  1. Bom, eu achei esse tema muito bom de trabalhar , porque eu amo Legião Urbana e aposto que meu pai também,espero pegar um tema ótimo para trabalhar e pedir ajuda pro meu pai que viveu a época do Reanato Russo.
    Ele deve saber coisas que eu nem imaginaria e musicas que marcou a historia dele em sua adolescencia

    Vlwws'

    ResponderExcluir
  2. Tenho TANTAS recordações do dia da morte de Renato Russo...
    Era o primeiro ano de funcionamento da Unidade Infantil...Nenhuma professora falava de outra coisa a não ser sobre a morte de Renato Russo. Tem uma música que é a minha favorita, sempre foi e assim continuará: Índios. Letra MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  3. Para mim a legião é uma banda fantastica e é uma das minhas prediletas ao lado do Iron maiden, Metalica, Kiss, titãs e os paralamas do sucesso e o Renato era um grande compositor ao lado de raúl seixas, cazuza e Chico buarque, eu já irei pesquisar.

    ResponderExcluir
  4. Bom,comentei com a minha mãe sobre o assunto ela disse que não sua preferencia musical porém cresceu ouvindo e sua musica preferida é quatro estações.


    Vlwws'

    ResponderExcluir
  5. Muito triste mesmo termos perdido o maior compositor do brasil. Mas não podemos perder as esperanças. temos q acreditar q novos compositores estão por vir. Desde pequeno minha mãe coloca legião pra eu escutar. e sempre me fala sobre o Renato. E acho q isso muda bastante meu jeito de ser e de pensar. E ainda mais depois de todas as discussões sobre musicas do Legião q nosso gênio Gabriel Maciel faz conosco em sala, nossa maneira de pensar, agir, e de viver muda bastante (pra melhor)

    ResponderExcluir
  6. Lorena Alves Lima 8º ano A.21 de maio de 2012 às 18:56

    O nosso querido Renato, perdeu a luta contra a Aids e deixou para trás histórias, músicas, frases que até hoje embalam as vidas de milhões de brasileiros. Um grande ícone “Tenho saúde de tudo que ainda não vi”. É triste ouvir uma música e lembrar que ele não esta entre nós, é triste comprar um disco, sabendo que ele partiu, é triste perder um gênio. “A cada hora que passa envelhecemos dez semanas”, ouvir Legião é como ouvir a salvação do mundo. “Estou acordado e todos dormem./Todos dormem. Todos dormem./Agora vejo em parte,/Mas então veremos face a face.” Estou acordada, mas Renato dorme se tornando meu sonho cada vez mais distinto, ilusório, impossível... “Quem me dera ao menos uma vez/Explicar o que ninguém consegue entender/Que o que aconteceu ainda está por vir/E o futuro não é mais como era antigamente.”

    É difícil dizer, minha música predileta, talvez seja “Quase sem Querer”, que foi a canção que me abriu portas, á várias da Legião... “Quantas chances desperdicei,/ Quando o que eu mais queria/ Era provar pra todo o mundo/ Que eu não precisava /Provar nada pra ninguém.” Ouvir Legião me faz remeter, tanto sobre questões socias e politicas, á pessoais. Nascer, sem um gênio como o Renato, é nascer sem uma parte de mim, que eu mal sabia que tinha; “Me fiz em mil pedaços/ Pra você juntar /E queria sempre achar/ Explicação pro que eu sentia.” A cada ano que passa o dia 11 de Outubro me entristece, “Há tempos tive um sonho/Não me lembro”. Mas esse sonho me lembro bem... Conhecer um simples ser humano que se tornou tão grande em minha vida ele se chama Renato Manfredini Júnior. “Só por hoje eu não quero mais chorar/ Só por hoje eu espero conseguir /Aceitar o que passou o que virá/Só por hoje vou me lembrar que sou feliz”. Só por hoje, pelo menos hoje, queria acordar e ver que meu sonho se concretizou.

    ResponderExcluir
  7. Uma otima ideia da mtv em lembrar os bons tempos da legiao e uma ideia melhor ainda foi colocar um fan pra cantar e trazer o sucesso da banda de volta.
    Assisti foi muito bom os fans souberam intender a real intenção e acredito que foi uma otima ideia e que pode trazer um pouco da emoção deles de volta

    ResponderExcluir
  8. Natália Akemi - 8º ano A3 de junho de 2012 às 11:40

    “Será só imaginação?/ Será que nada vai acontecer?/ Será que é tudo isso em vão?/Será que vamos conseguir vencer?”
    A melhor banda nacional da história marcou a vida de inúmeras pessoas, inclusive a minha, mesmo tendo nascido anos depois da morte do Renato as letras conseguem me descrever, conseguem fazer com que me encontre comigo mesma o que me causa uma eterna felicidade, mas ao mesmo tempo uma devastadora saudade de algo que não conheci. “E é só você que tem a cura pro meu vício/De insistir nessa saudade que eu sinto/De tudo que eu ainda não vi.”.
    Eu nem havia nascido quando em 11 de outubro de 1996, Renato Manfredini Júnior se foi, deixando para, nós meros mortais, a genialidade na forma mais singela. Em letras como “Geração Coca-Cola”, Renato descreveu várias gerações onde a realidade politica e social das músicas: “Que País é Esse?” e “ Perfeição” se mantém imutável.
    Mas como disse o próprio Renato em entrevista ao Jô Soares em 1989: “As pessoas esquecem que a gente é um banda que escreve canções de amor, a gente não faz só “Que País é Esse” e “Geração Coca-Cola”, é só isso que as pessoas lembram.” Jô: Mas é porque isso é muito importante dentro do momento...” Renato: “Eu acho Eduardo e Mônica mais importante, eu acho o amor mais importante...” e de amor e sentimento as músicas da Legião Urbana estão repletas. “É só o amor! É só o amor/Que conhece o que é verdade./O amor é bom, não quer o mal,/Não sente inveja ou se envaidece.”, tais sentimentos que retratam a vida de muitas pessoas, mas que eram como um “refugio” para sua própria angustia. “Eu sou um pássaro/Me trancam na gaiola/E esperam que eu cante como antes/Mas um dia eu consigo existir e vou voar pelo caminho mais bonito”
    Mesmo após 16 anos de sua morte, Renato ainda esta no coração de seus fãs tenham eles 10 ou 40 anos, afinal a genialidade ultrapassada a barreira do tempo e a cada novo dia cria um fã que reconhece o quão especial foi este gênio para a história.
    Se descrevermos dessa forma da a entender que a vida de Renato era perfeita, mas muito pelo contrario Renato sofria com a intensa luta contra o alcoolismo e a AIDS que o derrotou em um dos dias mais tristes do mundo.
    Renato se descobriu homossexual, mas não deixou que isso atrapalhasse sua carreira e se baseando no assunto criou canções geniais, como Daniel na Cova dos Leões, Meninos e Meninas, Mauricio e outras. “Teu corpo é meu espelho e em ti navego”
    O porta-voz de toda uma geração, Renato juntamente com Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos influenciaram a forma de diversas pessoas enxergarem o mundo e toda sua hipocrisia. “Toda a hipocrisia/E toda a afetação/Todo roubo e toda indiferença” deram também voz ao sentimento presente no coração de cada pessoa. “Eu nem sei porque/Me sinto assim/Vem de repente um anjo/Triste perto de mim”
    Uma das únicas certezas que tenho em minha vida é que se um dia me perguntarem o que Legião Urbana significa para mim, minha resposta seria sem sombra duvida: A banda da minha vida, pois sem Legião eu nada seria. “É complicado estar só/Quem está sozinho que o diga/Quando a tristeza é sempre o ponto de partida/Quando tudo é solidão.”
    Este tributo é uma das homenagens mais belas que alguém pode receber, com a presença de um grande fã da banda, Wagner Moura, utilizou toda coragem ensinada por Renato e esteve no palco cantando músicas como “Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar” e “Faroeste Caboclo” tal coragem que Renato sempre teve, afinal quantas pessoas conseguem se expor como ele fez? “Já não sei dizer se ainda sei sentir/O meu coração já não me pertence/Já não quer mais me obedecer” “Me sinto tão só/E dizem que a solidão até que me cai bem”
    Logo o Wagner Moura que já havia cantando Legião no filme “O Homem do Futuro”, retorna, mas desta vez com um repertório mais abrangente que mostre o quão genial é a banda.
    “Veja o sol/Dessa manhã tão cinza/A tempestade que chega/É da cor dos teus olhos/Castanhos.../Então me abraça forte/E diz mais uma vez/Que já estamos/Distantes de tudo/Temos nosso próprio tempo”

    ResponderExcluir
  9. Se descrevermos dessa forma da a entender que a vida de Renato era perfeita, mas muito pelo contrario Renato sofria com a intensa luta contra o alcoolismo e a AIDS que o derrotou em um dos dias mais tristes do mundo.
    Renato se descobriu homossexual, mas não deixou que isso atrapalhasse sua carreira e se baseando no assunto criou canções geniais, como Daniel na Cova dos Leões, Meninos e Meninas, Mauricio e outras. “Teu corpo é meu espelho e em ti navego”
    O porta-voz de toda uma geração, Renato juntamente com Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos influenciaram a forma de diversas pessoas enxergarem o mundo e toda sua hipocrisia. “Toda a hipocrisia/E toda a afetação/Todo roubo e toda indiferença” deram também voz ao sentimento presente no coração de cada pessoa. “Eu nem sei porque/Me sinto assim/Vem de repente um anjo/Triste perto de mim” “É saudade, então/E mais uma vez/De você fiz o desenho mais perfeito que se fez”
    Uma das únicas certezas que tenho em minha vida é que se um dia me perguntarem o que Legião Urbana significa para mim, minha resposta seria sem sombra duvida: A banda da minha vida, pois sem Legião eu nada seria. “É complicado estar só/Quem está sozinho que o diga/Quando a tristeza é sempre o ponto de partida/Quando tudo é solidão.”
    Este tributo é sem duvida uma das homenagens mais belas que alguém pode receber, com a presença de um grande fã da banda, Wagner Moura, utilizou toda coragem ensinada por Renato e esteve no palco cantando músicas como “Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar” e “Faroeste Caboclo” tal coragem que Renato sempre teve, afinal quantas pessoas conseguem se expor como ele fez? “Já não sei dizer se ainda sei sentir/O meu coração já não me pertence/Já não quer mais me obedecer” “Me sinto tão só/E dizem que a solidão até que me cai bem/Às vezes faço planos/Às vezes quero ir/Pra algum país distante/Voltar a ser feliz”
    Logo o Wagner Moura que já havia cantando Legião no filme “O Homem do Futuro”, retorna, mas desta vez com um repertório mais abrangente que mostre o quão genial é a banda.
    “Veja o sol/Dessa manhã tão cinza/A tempestade que chega/É da cor dos teus olhos/Castanhos.../Então me abraça forte/E diz mais uma vez/Que já estamos/Distantes de tudo/Temos nosso próprio tempo”
    "Nossa Senhora do Cerrado/Protetora dos pedestres/Que atravessam o eixão/Às seis horas da tarde/Fazei com que eu chegue são e salvo/Na casa da Noélia”
    (Este é o comentário na integra)

    ResponderExcluir
  10. “Será só imaginação?/ Será que nada vai acontecer?/ Será que é tudo isso em vão?/Será que vamos conseguir vencer?”
    “Boa Noite Rio de Janeiro, eu quero falar algumas coisas aqui, eu vou falar de mim. Eu tenho mais ou menos 30 anos, eu sou do signo de Aries, eu nasci no Rio de Janeiro, eu gosto da Billie Holiday e dos Rolling Stones, eu gosto de beber pra caramba de vez em quando, também gosto de Milk-Shake, eu gosto de meninas, mas eu também gosto de meninos, todo mundo diz que eu sou meio louco, eu sou um cantor numa banda de Rock N Roll, eu sou letrista e algumas pessoas dizem que eu sou poeta...”
    Renato Russo – Jockey Club- Rio de Janeiro- 1990 (Morte do Cazuza)
    A melhor banda nacional da história marcou a vida de inúmeras pessoas, inclusive a minha, mesmo tendo nascido anos depois da morte do Renato as letras conseguem me descrever, conseguem fazer com que me encontre comigo mesma o que me causa uma eterna felicidade, mas ao mesmo tempo uma devastadora saudade de algo que não conheci. “E é só você que tem a cura pro meu vício/De insistir nessa saudade que eu sinto/De tudo que eu ainda não vi.”.
    Eu nem havia nascido quando em 11 de outubro de 1996, Renato Manfredini Júnior se foi, deixando para, nós meros mortais, a genialidade na forma mais singela. Em letras como “Geração Coca-Cola”, Renato descreveu várias gerações onde a realidade politica e social das músicas: “Que País é Esse?” e “ Perfeição” se mantém imutável.
    Mas como disse o próprio Renato em entrevista ao Jô Soares em 1989: “As pessoas esquecem que a gente é um banda que escreve canções de amor, a gente não faz só “Que País é Esse” e “Geração Coca-Cola”, é só isso que as pessoas lembram.” Jô: Mas é porque isso é muito importante dentro do momento...” Renato: “Eu acho Eduardo e Mônica mais importante, eu acho o amor mais importante...” e de amor e sentimento as músicas da Legião Urbana estão repletas. “É só o amor! É só o amor/Que conhece o que é verdade./O amor é bom, não quer o mal,/Não sente inveja ou se envaidece.”, tais sentimentos que retratam a vida de muitas pessoas, mas que eram como um “refugio” para sua própria angustia. “Eu sou um pássaro/Me trancam na gaiola/E esperam que eu cante como antes/Mas um dia eu consigo existir e vou voar pelo caminho mais bonito”
    Mesmo após 16 anos de sua morte, Renato ainda esta no coração de seus fãs tenham eles 10 ou 40 anos, afinal a genialidade ultrapassada a barreira do tempo e a cada novo dia cria um fã que reconhece o quão especial foi este gênio para a história.

    ResponderExcluir
  11. Olha professor nunca reclamei ou critiquei seu modo de visão diante as desilusões das noticias e do mundo da musica,da mídia,e de literalmente tudo mas sinceramente pra min esse tema q foi escolhido sobre a volta da Legião n me agradou muito tanto q em vez de adicionar um ponto positivo a sua lista de gratificações de alunos sobre temas escolhidos estou agora colocando o primeiro e espero q seja o ultimo ponto negativo pois n consegui trabalhar e desenvolver muito o tema pq tb para conseguir precisaria ser a Natália teria q revira deus e o mundo pra consegui escrever algumas palavras de quão grande foi e é a Legião Urbana ( OBS: NUNCA OUVI FALA) n tenho o minima moral de criticar ou opinar diante a suas escolhas mas tenho q sinceramente para min esse tema foi o Ó DO SACI esse mas n criticando o seu modo de escolhas ou critérios que vc usa para escolher seus temas só estou dizendo que para min sinceramente esse tema e eu somos opostos nem de uma mesma moeda e sim oposto de uma guerra fria e com carnificinas q nem vc pode imaginar.
    Bom espero q o próximo tema seja mas evoluível, pelo menos para min.
    E VOLTO A PEDIR DESCULPAS PELO OQUE DISSE E REPETI NESSE COMENTÁRIO FOI UMA OPINIÃO PRÓPRIA E SEM VALOR ALGUM DIANTE DE PESSOAS QUE APROVEM OU GOSTEM DESTE TEMA

    ResponderExcluir