Muita gente não se dá conta da importância do ensino das áreas humanas através da cultura, esse fator tem como consequências dois sérios problemas.
O primeiro é tratar as manifestações artísticas de forma preconceituosa nas instituições de ensino, como se a utilização de uma ferramenta histórica de suma importância como é a música fosse uma maneira de entreter os alunos apenas para passar o tempo.
O segundo é privar nossos alunos de um aprendizado histórico mais dinâmico, que por consequência abrange o conhecimento cultural da história do país.
O tema dessa semana surgiu para ajudar a preencher essas lacunas, o Brasil passou na década de 1980 um período de profundas mudanças históricas, o final da ditadura e início de uma redemocratização caótica serviu de inspiração para jovens cantarem nossa história. Nunca a juventude teve um momento tão inspirado para criar música como nessa década.
Nesse contexto surgiram inúmeras bandas de rock, entre elas, uma que merece destaque é os Titãs. Em poucos anos os titãs se consolidaram como a maior banda do Brasil e assim se mantém até os dias de hoje.
A banda passou por inúmeras fases nesses 30 anos, “iê iê iê”, punk, heavy metal, grunge, balada romântica, pop rock, brega e tantas outras. Mas o mais importante é que a história do grupo pode ser traçada num paralelo com a história do Brasil nessas últimas fases, a banda foi lúdica quando o Brasil nascia para a democracia, contestadora e caótica quando o país precisava ser questionado, cantou o os problemas sociais como a miséria no final da década de 80 e início dos anos 90, quando a desigualdade se tornava alarmante, e cantou o amor quando a política se acalmava e o país precisava rever seus conceitos de humanidade.
Esses vídeos mostram diferentes épocas da banda,o primeiro quando a banda completava um ano de existância no programa Fábrica do Som da TV Cultura em 1983. O segundo mostra o show Cabeça Dinossauro em 1986 marcando a fase mais criativa a banda. O Terceiro vídeo representa a consolidação do sucesso, um megashow num grande festival de música em 1994. O quarto vídeo se refere à fase de maior sucesso comercial da banda, o projeto do Acústico MTV em 1997 que chegou a vender aproximadamente dois milhões de cópias. E por último a banda na sua fase mais recente, uma apresentação no Rock in Rio de 2011 ao lado dos seus amigos de geração Os Paralamas do Sucesso.
G1 – O grupo irá pesquisar o cenário musical brasileiro na década de 80, produzir uma minibiografia das principais bandas da época.
G2 – O grupo irá pesquisar a situação política do Brasil na década de 80, o processo de redemocratização contado e cantado pelas bandas.
G3 – O grupo irá pesquisar os problemas que aconteceram com a banda Titãs durante esses 30 anos de existência, prisões, saídas de membros, censura e morte são alguns dos exemplos de uma carreira intensa.
G4 – O grupo irá pesquisar a maior obra produzida pela banda, o disco Cabeça Dinossauro de 1986, considerado um divisor de águas na história da cultura brasileira esse disco é um manifesto dos problemas do país na época.
G5 – O grupo irá entrevistar uma pessoa para ela relatar dois assuntos: como era sua vida há 30 anos e se existe alguma relação da vida dela com os Titãs, por mais simples que seja, pode ser apenas uma opinião sobre a banda.
G6 – O grupo irá pesquisar toda discografia da banda, escrever um pouco sobre cada disco (exceto o disco Cabeça Dinossauro), além disso, o grupo irá mostrar o que está sendo preparado para as comemorações de 30 anos da banda.
Nossa só pesquisa difícil, mais sao bem legais na minha opnião, ainda bem que o meu grupo ficou com a entrevista!
ResponderExcluirachei muito legal pesquisar sobre as bandas da decada de 80 achop que todo mundo vai gostar
ResponderExcluirEu acho essa banda muito boa, pena que acabou, mas tenho certeza que ela não acabou dentro do coração dos fãs. Eu adoro musica, faço um pouco de aula de canto, então para mim é um prazer trabalhar com os Titãs. Apesar do meu tema estar um pouco difícil , é sempre muito bom pesquisar sobra bandas, pintores etc.
ResponderExcluirEu achei esse tema muito importante para nós porque como vc disse hoje na sala de aula professor , o titãs , por meio de suas musicas eles mostravam oque estava acontecendo politicamente no Brasil
ResponderExcluirComo saber as palavras que usar, para falar de uma banda tão simbólica como os Titãs. Medir as palavras é a melhor e única opção... 30 anos de carreira, consagrados pelo rock, mostraram através de suas composições uma realidade quase não vista, década de 80, fim da ditadura surge essa banda tão marcante. Saídas de integrantes, mortes, não fez com que acabasse o talento, contestando através de cada nova música a realidade de um país seguido por ordens e manipulações que as “autoridades” impõem a uma sociedade cega. Tiveram diferentes fases em sua carreira, Titãs passam a colher os frutos do reconhecimento como uma das melhores bandas do país.
ResponderExcluirEm meio a tudo o que estava acontecendo, surgiu uma banda revolucionária que queria mudar o modo de pensar, o modo de agir, e de representar o sentimento, Titãs continua sendo uma banda cheio de estilo, com letras maravilhosas sobre assuntos do nosso cotidiano, eles sabem misturar humor, em meio a uma critica política, como se estivesse óbvio, mais ninguém percebia. É uma pena ter poucas bandas assim, na minha opinião é o que falta em muitas bandinhas de hoje em dia, que acha que escrever uma estrofe e repetir duas ou três vezes, pode chamar de rock. Por isso bandas brasileiras dos anos 80, são na minha opinião as melhores no fazer música. (saudade dessas aulas criticas do professor Gabriel)
ResponderExcluirEu achei esse tema bem legal...vou ter que pesquisar sobre o cenario musical brasileiro dos anos 80.Ja achei varias bandas interessantes para esse trabalho.
ResponderExcluirLuana 7a:Adorei o tema , meugrupa pesquisou sobre cada disco dos titãs ,achei super interessante , pois não conhecia muito essa banda , a partir desta pesquisa me informei sobre a banda.
ResponderExcluirAcho que o Titâs é um exmplo de que o rock não é uma coisa para os loucos e sim para todos, pois no Titãs a letra da música relata o politica brasileira.O Brasil deveria ver eles como um grupo que canta coissas que a maioria dos brasileiros ignoram e é a politica.O Titãs é um grupo muito bom em suas letras por isso ao ouvirmos essas músicas devemos ver observar as suas letras.
ResponderExcluirbom professor eu achei esse tema bem legal ,envolvendo dnv com musica heim :)... e tbem como o mohamad falou os titãs falavam coisas como politica e outras coisas polemicas....... parabens pelo blog profesor XD
ResponderExcluir30 anos, é realmente muito coisa, principalmente para uma banda tão significativa como os Titãs. Uma banda que passou por tantos autos e baixos, depois de 30 anos continua com músicas cheias de talento e genialidade.
ResponderExcluirUma banda que revolucionou e quebrou barreiras, uma banda que não seguia os padrões que a sociedade impunha, que fez músicas que realmente mudaram o cenário que o país se encontrava na época. Mesmo com inúmero problemas como mortes, prisões,saídas, brigas, etc. A banda não baixou a cabeça para o comum, não caiu na aceitação.
Mesmo após a prisão de dois membros da banda, a banda estourou com o disco Cabeça Dinossauro que fazia inúmeras criticas aos pilares da sociedade, como a Igreja, Polícia, violência, capitalismo, impostos e dividas. Ou seja de forma direta (ou indireta para alguns) criticava a sociedade na forma mais sucinta e genial possível. Não é atoa que é uma das melhores bandas da música nacional e internacional. E é incrível que as músicas mesmo após 30 anos continuam com coerência na sociedade atual, talvez as músicas sejam proféticas ou a sociedade ainda não mudou sua realidade.30 anos, é realmente muito coisa, principalmente para uma banda tão significativa como os Titãs. Uma banda que passou por tantos autos e baixos, depois de 30 anos continua com músicas cheias de talento e genialidade.
Uma banda que revolucionou e quebrou barreiras, uma banda que não seguia os padrões que a sociedade impunha que fez músicas que realmente mudaram o cenário que o país se encontrava na época. Mesmo com inúmeros problemas como mortes, prisões, saídas, brigas, etc. A banda não baixou a cabeça para o comum, não caiu na aceitação.
Mesmo após a prisão de dois membros da banda, a banda estourou com o disco Cabeça Dinossauro que fazia inúmeras criticas aos pilares da sociedade, como a Igreja, Polícia, violência, capitalismo, impostos e dividas. Ou seja, de forma direta (ou indireta para alguns) criticava a sociedade na forma mais sucinta e genial possível. Não é atoa que é uma das melhores bandas da música nacional e internacional. E é incrível que as músicas mesmo após 30 anos continuem com coerência na sociedade atual, talvez as músicas sejam proféticas ou a sociedade ainda não mudou sua realidade.
Achei interessante o assunto dessa semana, pois aparti daí conheci mais a banda titãs nas pesquisas realizadas por mim, e também fiquei sabendo que essa banda cantou uma parte da história brasileira.
ResponderExcluirA banda Titãs é uma das banda mas marcantes da História do Brasil, pois ela mostrou como a persistência de uma pessoa no caso banda pode alterar toda a historia de um país da ditadura para a democracia. Causando,uma mudança na vida de todo o país e de todas as pessoas q sofreram com a ditadura.
ResponderExcluirAlém dos Titãs outras bandas também ajudaram a revolução da politica. N sou muito fan de MPB ou de Titãs mas agradeço muito pela ajuda da revolução do Brasil
Eu achei muito interessante esse tema pois vi bandas q conhecia a muito tempo como capital inicial e n sabia q ela era dos anos 80, e tambem vi q a banda titas e muuuito boa para sobreviver desse jeito ate os dias d hoje.
ResponderExcluirto adorando as aulas de atualidades principalmente o meu grupo e alias a pesquisa que tem que fazer entrevista muito legal
ResponderExcluiros titas é uma banda muito conhecida e adoro eles e tem tudo pra estorar mais do que estorou
ResponderExcluir