domingo, 25 de março de 2012

Atualidade 5 - Chico Buarque

Essa semana o tema proposto diz respeito a um dos mais geniais compositores brasileiros




Chico Buarque é um artista completo, capaz de tratar temas como política, amor e sociedade com a mesma beleza poética, nas mais suaves melodias ele canta as mais acidas críticas, Chico está realizando uma rara temporada em São Paulo, oportunidade quase única (e última) de conferir a apresentação do cantor, já que o mesmo costuma fazer apresentações de seis em seis anos.

A história de Chico Buarque se confunde com a história do Brasil, foi sem dúvida o músico mais perseguido pela ditadura militar, criou um pseudônimo para poder compor sem ser barrado na censura, sua obra alcançou relevância internacional, tanto na música quanto na literatura,  a obra de Chico narra os anseios de inúmeras gerações, em uma época em que a música brasileira ganhou compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tim Maia e Roberto Carlos, Chico Buarque se consagrou com crítica e público, escrevendo seu nome como uma das figuras mais importantes da cultura brasileira.

Pesquisas.

G1 – pesquisar o período de Ditadura Militar, principalmente a atuação da censura durante o regime.

G2 – pesquisar vida e obra do compositor Chico Buarque.

G3 – pesquisar a relação conflituosa do compositor com a ditadura militar, as inúmeras alternativas que Chico usou para tentar “driblar” os militares e as perseguições que o mesmo sofreu.

G4- pesquisar a literatura de Chico Buarque, os livros escritos, a interpretação de algumas músicas e as composições narradas na figura feminina, uma especialidade de Chico Buarque.

G5- pesquisar sobre os companheiros/parceiros de geração e as informações sobre a nova turnê intitulada de Chico.

G6 – entrevistar professores para identificarem as possibilidades de trabalhar o cantor em sala de aula.


23 comentários:

  1. Natália Akemi - 8º ano A26 de março de 2012 às 20:02

    Chico Buarque...
    Como descrever um artista tão genial como ele?
    Talvez a única forma de descrevê-lo seja Chico Buarque, afinal um artista que possui tanta genialidade e complexidade está acima de qualquer adjetivo.
    Um gênio que quebrou inúmeras barreiras, como as da ditadura. Que se expressa tão bem na parte da música quanto na da literatura e em qualquer outra parte das artes, que consegue descrever um sentimento em uma música ou em apenas uma frase.

    Na ditadura foi um critico tão acido a ponto de chegar a criar um pseudônimo para criticar sem que a censura prévia proibisse, todas as representações do artista só mostram como ele é um dos maiores gênios da história e que deve ser prestigiado por muitos anos.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz com o meu tema porque é sempre muito bom trabalhar com ditadura militar,porque conta um pouco do que o Brasil passou e superou ao decorrer dos anos...

    ResponderExcluir
  3. ahhh dessa fez meu grupo nao ira entrevistar niguem que pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei bom pois eu gosto de pesquisar sobre as coisas que acontecem hoje em dia

      Excluir
  4. Rafaela Reis e Julia Pereira 7°A27 de março de 2012 às 13:54

    Boom nós(eu e a Julia) do 7°A achamos muito interessante esse tema, pois como o nosso grupo, por exemplo, tinhamos quer fazer um entrevista com professores e perguntarmos se havia alguma possibilidade de trabalhar com esse grande astro em sua matéria e com isso pode ter sido despertada nos professores algumas ideias para trabalhar com criações dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo comentário,eu queria elogiar as entrevistas e a dedicação ao trabalho. Parabéns!

      Excluir
  5. Andressa N. da Silva 7º ano B27 de março de 2012 às 19:22

    eu achei muito dez trabalhar com esse tema pois sempre e bom esta aprendendo mais e atualizando o que já estudou espero que todos estejam felices com o tema

    ResponderExcluir
  6. Lorena Alves Lima 8º ano A.27 de março de 2012 às 19:24

    Chico Buarque, sem dúvida é um dos maiores representantes da cultura brasileira, suas composições retratão criticas a diversos temas vistos com irrelevância. Chico foi nossa revolução, em tempos duros de repressão. Bastava aparecer na censura uma música de sua autoria para os censores tentarem a transformação para peritos - Chico escondia a revolução entre as linhas de suas letras - tempos de cuidados redobrados. Passava por um processo de muitas polêmicas em sua carreira, porem usava a sua genialidade para transpassar a ditadura, suas composições são verdadeiras obras primas, que devem ser cultuadas. Chico desde sempre mostrou que era diferente, que iria mudar e mudou a história do Brasil.

    ResponderExcluir
  7. O meu tema esta faci,pois e so falar da literatura,ou seja, falar os livros escritos,a interpretação de algumas músicas e as composições narradas na figura feminina
    Valeu professor tema muito loco!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Bianca Lima Pivatto 7 ano B28 de março de 2012 às 00:21

    Eu acho esse tema super legal de trabalhar,pois esta nas TV,rádios em todo lugar.E o meu grupo vai pesquisar algo legal,e é sempre bom estar aprendendo mais e mais para que no futuro nós possamos ter um enriquecimento sobre a vida!
    BOA ESCOLHA PROFESSOR!

    ResponderExcluir
  9. bom professor acho bem legal trabalhar com um cantor tão geninal!dessa vez meu tema é a entrevista então não tenho mto o q falar mas é isso ai é uma legal homenagem

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz de saber que o tema é Chico Buarque, porque eu acho ele um mestre da musica.Minha musica preferida é "CONSTRUÇÃO". É sempre uma honra trabalhar com artistas como ele professor.

    ResponderExcluir
  11. Acho que realmente um artista tão consagrado como Chico Buarque está certo na parte de não fazeer vários shows, pois outras bandas que fazem isso é somente por ganancia.Na ditadura militar(meu tema) acho que as pessoas pelo menos podessem expressar a sua vida por mwio de algo que distrai e é um importante elemento para a nossa cultura.

    ResponderExcluir
  12. gostei muito do tema pois descobri que alem do Chico Buarque ser um gênio para fazer literaturas poemas entre outras.ele teve a inteligência de fazer uma música para escapar da censura da época da ditadura militar.

    ResponderExcluir
  13. Chico Buarque foi uma grande compositor e escretor em sua vida ele é ralemnet um mestre na música brasileira e agradeço a todos os artistas que se rebelaram contra a ditadura militar sendo presos mortos e vivendo num mundo que hj n podemos saber realmente o tão duro que foi aguentar uma época na nossa historia uma época que n podemos nos exibar para os outros uma épooca que nós tínhamos uma censura em tudo oque falavamos da politica ou da policia dois grandes pilares da sociedade egoista e porepotente de hj em dia. hj vemos nosso povo se comrromper em pegquenos bens materias sendo que a verdadeira coisa que todos nois precissamos a união entre todos nos uma união que nem a guerra nem os corruptos possam derrubar.( OBS: to falando da época da ditadura mas como se fosse agora, é estranho mas espero que entendam)

    ResponderExcluir
  14. Acho muito interessante trabalhar com um compositor feito Chico Buarque,porque ele é como um rei da Música Popular Brasileira.Tenho a honra de relatar sua vida e obra,porque assim posso me aprofundar um pouco mais no assunto.A Paolla foi quem me fez gostar de Chico Buarque,me apresentando suas música preferidas,que é:"CONSTRUÇÃO", "GENI E O ZEPELIN".O meu trabalho ficou bem comprido,pois eu e meu grupo estamos tentando relatar cada detalhe.

    ResponderExcluir
  15. Bom professor......Apesar de , nas suas musicas, falar acidas criticas da ditadura, era um ótimo compositor, ou seja, era quase o "Rei" da musica, simplesmente GENIAAAL!Acho que a pesquisa do meu grupo sobre os seus companheiros e sobre a sua turnê, vai enriquecer mto nosso conhecimento sobre ele!
    VOCÊ É O MELHOR CHICO!!!

    Muito bom o tema Professor

    ResponderExcluir
  16. Chico Buarque de Hollanda, esse sim é um gênio que com suas músicas conseguil conquistar inúmeras gerações e milhares de mulheres. Aprendeu a tocar com sua irmã Miúcha e dali pra frente não parou mais. Meu grupo tem que pesquisar sobre os seus conpanheiros de geração, e que geração! Entre os artistas dela os que se destacaram na bossa nova foram "apenas" Tom Jobim, Maria Betânia, Caetano Veloso, Toquinho, Miúcha e Elis Regina (meu Deus que gênios). Mas voltando ao Chico, com sua encrivel vós ele eternisol a bossa e se tornou um marco na cultura brasileira.

    RAFAEL COELHO 7 ano A

    ResponderExcluir
  17. Isabell Gurgel 7°ano b29 de março de 2012 às 19:59

    Tenho a certeza de que chico Buarque é e sempre será um dos mestres da musica estava buscando sobre a vida dele e as obras e fui dar uma olhada nas suas musicas,achei bem bacanas mais não tenho a preferida mais gostei do estilo de musica dele e é isso, vai ser bem legal trabalhar com esse tema.

    ResponderExcluir
  18. acho esse compositor genial , e fiquei feliz pois com esse trabalho vou poder conhecer um pouco mais sobre ele . Eu ja tinha feito um trabalho dele , intao saber um pouco mais dele vai ser legal .

    ResponderExcluir
  19. Achei muito legal dedicar essa homenagem a Chico, pois ele é um grande compositor que pôde vivenciar uma fase da história brasileira e além do mais posso aprender mais sobre a ditadura militar.

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito do jeito que ele mascarava as palavras ,fazendo um jogo sonoro para que suas musicas não fossem paradas pela os censuradores realmente eu acho que ele foi e é uma grande pessoa!!!

    ResponderExcluir
  21. Luana 7a: Adorei o teme , pois fiquei com a intrevista ,e os professores falaram que tem varias possibiledades de trabalhar com o tema

    ResponderExcluir