domingo, 12 de fevereiro de 2012

Atualidades - aula 2 - 90 Anos da Semana de Arte Moderna




A Semana de Arte Moderna de 22, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, contou com a participação de escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos.

Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.

A produção de uma arte brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem, contudo perder o caráter nacional, era uma das grandes aspirações que a Semana tinha em divulgar.

Esse ano comemoramos 90 anos dessa importante ruptura da nossa cultura, por isso, é importante aprendermos para entender sua importância.

Fonte: recanto das letras



G1- O grupo irá entrevistar pessoas para saber o grau de conhecimento e importância que nós damos a Semana de Arte Moderna. Além disso irá pesquisar a programação de comemoração dos 90 anos.

G2- O grupo irá pesquisar os principais artistas da Semana e as principais obras do movimento.

G3 – O grupo irá pesquisar a importância do movimento para a cultura de São Paulo, quais mudanças a cidade sofreu após a Semana de Arte Moderna.

G4 – O grupo irá pesquisar que outros importantes movimentos da cultura brasileira representaram um marco na nossa história.

G5 – O grupos irá pesquisar como aconteceu a Semana de Arte Moderna, todas as suas curiosidades como os aplausos e as vaias.

G6 – O grupo irá pesquisar como era o Brasil no início dos anos 20, sua situação política, econômica e social.


Dica: http://oglobo.globo.com/infograficos/semana_arte_moderna/

20 comentários:

  1. NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE A ESPOSIÇÃO DA ARTE MODERNA NOS AJUDA A CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A ARTE, E AJUDA AS PESSOAS A DESENVOLVER E DEMONSTRAR SEM VERGONHA O SEU MODO DE PENSAR. ALÉM DE TUDO PODE AJUDAR A DEMONSTRAR QUE ARTE NÃO É SÓ DESENHOS E TELAS DE GRANDES ARTISTAS, E SIM NA MINHA OPINIÃO TUDO AQUILO QUE DA GOSTO DE VER OU OUVIR: COMO POR EXEMPLO, A MÚSICA QUE NOS DÁ A LEVE SENSASÃO DE PODER VIAJAR NAS NOTAS MUSICAIS. E É ATRAVÉS DESSA EXPOSISÃO DA ARTE MODERNA QUE O POVO BRASILEIRO PODE AMOSTRAR PARA TODOS UM POUCO DA NOSSA CULTURA.

    ResponderExcluir
  2. bem eu acho que essa semana de arte é muito inportante pra nos pois ajuda agente compriende como e inportante a arte em nossa pais .sera muito legal saber um pouco mais sobre esse tema pois nem todo mundo tem o prazer de esta vendo como a semana de arte é inportante no nosso pais.

    ResponderExcluir
  3. Bom na minha opinião eu acho q essa exposição de arte moderna nos ajuda a perceber q esses quadros q nos vemos tbem nos passam uma mensagem inves de ser apenas pinturas.Eu tbem concordo com a leticia q a arte pode ser nas musicas ou em filmes.mto bom ter esses tipos de temas em professor =D

    ResponderExcluir
  4. Oi prof Gabriel, concordo com a Letícia, essa Exposição da Arte Moderna nos faz relembrar algumas artes, e também reformular nossas opniões sobre elas, também faz com que nossa criatividade flua mais ainda, assim cada um pode mostrar sua forma de pensar do jeito mais estranho e esquisito, mas quer dizer alguma coisa.
    (Sinto muita falta da escola, dos meus amigos, estou com muita saudade).
    Abraços.
    Leticia Ramalho.

    ResponderExcluir
  5. Bom professor eu acho muito bom de agente discutir esse assunto que. Eu acho que a semana da arte moderna foi muito importante para levar a cultura Paulistano (não so a paulistana como a do Brasil) para o exterior e divulgala para q sejamos conhecidos

    ResponderExcluir
  6. Natália Akemi - 8º ano A14 de fevereiro de 2012 às 21:20

    A Semana da Arte Moderna é provavelmente um dos mais importantes protestos artísticos do país, pois além de envolver diversos tipos de arte como a música, literatura,pintura, etc. Revolucionou a história da arte e do Brasil. Atualmente é praticamente impossível falar sobre a história das artes no país sem mencionar a Semana da Arte Moderna, pois realmente mudou a história do país. Há 90 anos ocorreu esta revolução que ainda causa consequência na arte atual, com a presença de ícones como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Tarsila do Amaral, etc. Esta Semana foi de suma importância pois mostra nossa cultura e como ela deve ser valorizada.

    ResponderExcluir
  7. Lorena Alves Lima 8º ano A.14 de fevereiro de 2012 às 22:36

    Faz 90 anos que a Semana da Arte Moderna tem como ponto alvo a cultura, seja transpassada em música, pintura, escultura, poesia ou literatura, proporcionando grandes renovações que merecem destaque no Brasil. As grandes expressões da arte completam 90 anos, neste período São Paulo passava por um acontecimento que mudaria o rumo de toda arte brasileira. Artistas consagrados deixaram marcas nesse movimento artístico como: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti entre inúmeros outros. Como diria o John Lennon: "A arte é a expressão da mente, nossa vida é nossa arte".

    ResponderExcluir
  8. lUANA 7A: A ARTE NÃO É SÓ DESENHOS E TELAS DE GRANDES ARTISTAS ,EU ACHO QUE ARTE É O QUE GOSTAMOS DE VER OU OUVIR
    ADOREI O TEMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho bem legal essa semana da arte monerna e mais legal ainda é manter ela, e em 90 anos com certeza ela ja proporcionou grandes renovaçoes que é muito importante para o nosso país.

      ;)

      Excluir
  9. Mesmo que o grupo que eu esteja seja a entrevita pesquisei sobre a arte moderna,porem nao vou levar ate a escola.Achei muito legal a semana de arte moderna pois assim todos podiam conhecer melhor o Brasil e nossa cultura.

    ResponderExcluir
  10. A comemoraçao desses 90 anos é muito importante pois apesar de durar tanto foi se inovando cada vez mais artistas surgiram e vem sugindo no brasil e todos devem ter o sonho de apresentar em um evento como esse que mostra que o Brasil é um otimo pais com otimos artistas que fazem o nosso paiz bemmelhor

    ResponderExcluir
  11. Gabrielli Martins - 7º A16 de fevereiro de 2012 às 17:48

    Meu grupo é o G1 e fiquei muito feliz de fazer entrevistas com a Mari e a Profº Adriana Tamaro,pois assim ficamos sabendo a importancia e tambem o conhecimento que elas tem sobre a Semana da Arte Moderna...

    ResponderExcluir
  12. Essa semana de arte moderna vai ser muito interessante aprender sobre ela, acho que a arte é muito importante para nós amadurecermos. O que eu acho mais legal, é perceber que a arte é muito inovada, eu acho espetacular o modo que pintavam antigamente, ao modo que eles pintão hoje. Estou gostando muito de aprender sobre arte, obrigada professor.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que esse é um assunto muito interessante para se trabalhar principalmente por essa quantidade de artistas que tiveram no Brasil para mudar a nossa cultura e nos fazer refletir nessa grande arte.

    ResponderExcluir
  14. PROF GABRIEL, EU ACHO QUE OS QUADROS TRAZEM PARA A GENTE UMA MENSAGEM.ALGUMAS PESSOAS ACHAM QUE O QUADRO E UMA COISA E OUTRAS PESSOAS ACHAM QUE E OUTRA E TAMBEM AS ARTES PODE TER NAS MUSICAS OU EM FILMES.GOSTEI DO TEMA.

    ResponderExcluir
  15. A semana da arte moderna foi um digamos assim "enpurrãozinho" para que a verdadeira arte brasileira viesse a tona. Meu grupo são as curiosidades e pro isso achei em um site que na semana da arte moderna a maioria das obras foram vaiadas e que esse marco é chamado de semana mas na realidade durou apenas 3 dias sendo um dedicado a pintura e escultura, o segundo a literatura e poesia e o terceiro a música.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho q a semana da arte moderna foi um momento marcante bom pelo menos para min. Pois ela significava uma expressão de tudo oque vc acha da arte q vc cria ou a outra pessoa cria. Antes da criação do modernismo ( modernismo criado pelos cinco) as artes eram feitas como uma "cópia" das pinturas Européia.Bom resumindo a semana da arte moderna foi criada para o Brasil possuir um novo rumo na Arte com novas telas novos estilos q hj deveríamos agradecer os cinco ( infelizmente n podemos pois ele morreram @^^@) mas toda arte q vemos hj é graças aqueles cinco q modernizou a arte do Brasill!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
    UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
    OBS: me desculpe n ter postado antes muito lição para fazer

    ResponderExcluir
  17. Gostei desse tema , pois ele fala da arte que é muito importante para nossa cultura , espondo telas , esculturas , obras diversas , enfim muito interessante , boa escolha professor ...

    ResponderExcluir
  18. Bianca Lima Pivatto 7ºB23 de fevereiro de 2012 às 11:25

    Eu acho essa semana de arte moderna super legal de trabalhar,alem de conhecermos mais sobre os artistas antigos!

    ResponderExcluir
  19. Acho que a semana de arte moderna ainda não foi totalmente aceita pelo Brasil como algo revolucionario, mas para mim foi, pois nela se provou que nós ainda não tinhamos aceito quem nós eramos, pois essa semana usava a nossa arte para representar que temos uma cultura e ela é baseada na vida em que nós temos e não uma cultura fora do real e é por isso que acho que todos deveriam ver mesmo naquela época que aquilo é uma forma de espressar os sentimentos não só do artista e sim do brasileiro.Por isso deveria ter tido essa semana por todo o Brasil.
    Acho que hoje não temos tantos artistas pelo preconceito de algumas pessoas que tem muito dinheiro e que preferem ter obras de estrangeiros para não mostrar que nós também sofremos ao invéz disso poderiam levar isso a todo o omundo, mas acontece que o nosso sofrimento muitas vezes é causado por eles e eles mesmos sabem disso.

    ResponderExcluir