segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Atualidades - aula 1 - "Guerra" e "Paz" - Candido Portinari


A partir desta terça-feira (7), o Memorial da América Latina, em São Paulo, vai exibir os painéis "Guerra" e "Paz", do pintor Cândido Portinari (1903-62). As obras foram pintadas no Rio de Janeiro entre 1952 e 1956, sob encomenda, para serem expostas na entrada da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

No prédio da ONU, ficaram por 54 anos, até voltarem ao Brasil no final de 2010. Foram então exibidas por 12 dias no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atraindo um público de 40 mil pessoas nesse período. Depois disso, passaram por obras de restauro durante cerca de quatro meses.

O ateliê onde o restauro foi feito foi montado no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro, e o trabalho pôde ser acompanhado pelo público.

Agora, estarão expostas em São Paulo até o dia 21 de abril. Além dos dois painéis, a mostra reunirá cerca de 100 dos estudos preparatórios para as obras e diversos documentos históricos, como fotos e cartas. A exposição abre as portas às 9h desta terça-feira e tem entrada gratuita.

O Memorial da América Latina foi o local escolhido por suas dimensões. Como os painéis têm 14 metros de altura cada um, era necessário uma sala com um pé direito bastante alto.

"É a primeira vez que conseguimos reunir todos esses estudos, o que dá a esta exposição uma importância ainda maior", comenta João Candido Portinari, filho do pintor e fundador e diretor-geral do Projeto Portinari.

São Paulo é o primeiro destino da fase itinerante do projeto, que depois vai fazer escala em outras cidades do mundo. Os painéis voltam à sede da ONU em 2013, quando acabar a reforma na sede da organização.

"Guerra" e "Paz", de Cândido Portinari
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
De 7 de fevereiro a 21 de abril
De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita.

Fonte: portal IG.

Os painéis "Guerra" e "Paz" marcam o ponto alto da carreira de um dos maiores pintores brasileiro, Candido Portinari, porém, essa obra levou nosso artista a morte.

Essa é uma ótima oportunidade de estudarmos a importância da obra e do artista brasileiro para a cultura mundial.

G1 – O grupo irá pesquisar a vida e outras obras de Portinari, um dos maiores pintores do Brasil.

G2 – O grupo irá pesquisar os painéis “Guerra” e “Paz” é preciso que os grupos busquem os detalhes das pinturas gigantescas.

G3 – O grupo irá pesquisar quais outras obras, de outros artistas, retrataram guerras pelo mundo.

G4 – O grupo irá pesquisar que outros artistas brasileiros possuem importantes obras no exterior.

G5 – O grupo irá entrevistar uma pessoa para saber a opinião do entrevistado sobre a importância do Brasil trazer essa obra para ser exposta.

G6 – o grupo irá pesquisar que outras exposições em São Paulo estão acontecendo nesse momento e trazer as informações detalhadas sobre esses eventos.


Dica: www.guerraepaz.org.br

33 comentários:

  1. Lorena Alves Lima 8º ano A.7 de fevereiro de 2012 às 18:38

    São Paulo não ira exibir simples painéis, irá exibir uma genialidade transpassada em obras fantásticas do Cândido Portinari. “Guerra” e “Paz” principais murais do pintor, em minha concepção,revelam uma arte irreal. É muito bom saber que um brasileiro conquistou com o seu talento olhares admiráveis que são despertados mundialmente em suas obras, como o próprio artista diz: "O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio. Porém um meio indispensável". A meras palavras, fico já sem mais nada a dizer, apenas que Cândido Portinari faz uma falta irreparável.

    ResponderExcluir
  2. Natália Akemi - 8º ano A7 de fevereiro de 2012 às 18:41

    Sem dúvida alguma Candido Portinari foi e sempre será um grande artista que deixou obras geniais para o país e para o mundo. Durante sua vida Candido Portinari fez inúmeras obras geniais, que mostravam a realidade da época. A obra pode ser interpretada de diversas maneiras, como toda obra, ao meu ver de um lado mostra a guerra e do outro a paz, dizendo que no mundo atual não se tem paz sem a guerra, como diz Plínio Corrêa de Oliveira Si vis pacem, para bellum (Se queres a paz, prepara-te para a Guerra. Este conceito de se obter paz apenas pela guerra do meu ponto de vista é de estrema burrice pois as consequências de uma guerra nunca serão a paz e sim destruição, morte, tristeza. Como diz a banda Guns N Roses na música Civil War:
    "Veja o ódio que estamos criando
    Veja o medo que estamos alimentando
    Veja as vidas que estamos perdendo
    Da maneira que sempre foi antes"
    Essas são as consequências das guerras e no painel isto é retratado com exatidão.
    Me lembro da segunda série onde o professor Marcos explicou sobre essa tela dizendo que do lado que mostrava a guerra as pessoas estavam chorando, cobrindo os rostos e do outro lado onde mostra a paz as pessoas felizes e livres.
    Acho as inúmeras exposições já feitas dessa tela um incentivo as pessoas conhecerem e apreciarem outras obras desse artista, este evento é muito mais que uma simples exposição.

    (Em momentos fugi um pouco do assunto, pois na aula que o professor passou as músicas não deu tempo para falar e fiquei com vontade, então disse tudo agora.)

    ResponderExcluir
  3. Bom professor eu acho um otimo assunto a ser trabalhado alem de envolver artes, eu acho que varia pessoa vão gostar, principalmente o G3 , que eu acho algo interessante pesquisar novas obas desse otimo pintor q mostrou um pouco de nossa historia brasileira e carioca

    ResponderExcluir
  4. Cândido do Portinari foi um grande pintor e por mim como ele já morreu essa tela deveria ficar para sempre no Brasil, pois foi onde ele foi criada e assim representar um orgulho para o nosso país.Sim ele poderia rodar o mundo mas depois poderia voltar para o Brasil e aqui permanescer

    ResponderExcluir
  5. Rafaella Rezende 8º B7 de fevereiro de 2012 às 20:35

    Professor, eu acho que esse foi um importante tema para atualidades. Cândido Portinari foi um importantíssimo pintor brasileiro, sem ele a nossa cultura, mesmo que seja minima a diferença, não iria ser tão rica quanto hoje. Sou do G1, terei prazer em pesquisar sobre ele.

    ResponderExcluir
  6. De todos os conhecimentos que tenho hoje em dia,eu não sabia uma coisa tão interessante e construtiva para o nosso país, pois de tudo que aprendi em artes só conheço artistas dos paises afora,e não tinha um conhecimento tão grandioso.Desse modo posso saber que o Brasil não é só um país com uma otima localização, mas também que temos um talentoso artista representando o nosso país.Além de tudo acho uma honrra imensa de saber que há uma exposição em São Paulo. Com isso concluo: Cândido Portinari foi e aida será para mim um grande artista Brasileiro,pois oque é bom não se deve ser esquesido jamais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. O Cândido do Portinari foi um esplendido pintor do Brasil q nunca deveria ter morrido(infelizmente morreu né "^^) mas oque podemos fazer.Pelo menos ele deixou suas obras magnificas para apreciarmos sua genialidade. O tema da tela nos reflete a pensar muito sobre a guerra e a paz nos dias atuais, aonde temos tanta violência entre nações e pessoas que deveriam dar o exemplo. Mas entre tantos artistas ele realmente sob expressar algo tao importante em nossas vidas.Sua obra deve com certeza correr todo o mundo para que todas as pessoas possam compartilhar sua tela e tentar entender o que Portinari queria mostrar.O mundo e as pessoas ainda tem chance de reverter esta situação,basta tentar.

    ResponderExcluir
  8. bom professor gostei bastante desse tema , pois retrata um pintor que marcou a historia brasileira , otima escolha professor .

    ResponderExcluir
  9. Gabrielli Martins- 7ºA8 de fevereiro de 2012 às 17:06

    Gostei muito do tema do nosso primeiro trabalho de Atualidades.Que pena que Cândido Portinari morreu,pois se ainda estivesse vivo,iria ainda fazer muito sucesso no mundo inteiro com suas obras geniais.Estou no G1 e vou gostar muito de pesquisar sobre a vida dele e suas obras.

    ResponderExcluir
  10. Estudar a arte eu acho uma grande inovação na criatividade. Tenho certeza que cada vez que eu estudo arte me desenvolvo mais ainda com pintores geniais.

    ResponderExcluir
  11. profº acho fantástico trabalhar com pintores como CÂNDIDO PORTINARI,tenho certeza de que vou me interessar muito neste trabalho.Pois me desenvolvo muito em arte.

    ResponderExcluir
  12. Bianca Lima Pivatto 7º B8 de fevereiro de 2012 às 20:17

    Professor acho super legal a gente trabalhar com isso, pois alem de ser legal nos deixa com vontade de conhecer mais e mais de Cândido Portinari .Mesmo que o meu grupo pesquise pouco acho legal!

    ResponderExcluir
  13. Candido portinari, foi realmente um bom artista, fez obras muito incrivéis, de café e outras....

    ResponderExcluir
  14. Andressa N. da Silva 7º ano B8 de fevereiro de 2012 às 23:09

    Professor eu gostei do nosso tema, ja estou pesquisando sobre Cândino, ele foi um pintor muito famoso, e tambem se destacava em poesia,e políca gostei do nosso tema. Tambem estou muito satisfeita com meu grupo.Boa Noite

    ResponderExcluir
  15. Bom professor ,o tema em q vc escolheu é mt bom,pois fala sobre um artista q fazia e faz sucesso não só no país de origem como no mundo!
    Ele traz obras q nós podemos observar com calma e refletir sobre ela, e ver o q ela passa para nós.

    ResponderExcluir
  16. professor mto legal esse tema e tbem gostei mto do tema do meu grupo. Sempre é bom ver obras desses artistas q nunca vão ser esquecidos por nós.

    ResponderExcluir
  17. Gabriela Bragante de Macedo 8°A9 de fevereiro de 2012 às 18:17

    Acho que esse tema é um assunto interessante e bem artistico, pois se esses quadros do pintor Cândido Portinari "guerra" e "paz", ficou no predio exposto na entrada da "ONU" em Nova York por 54 anos e voltar pro Brasil e ficar 4 meses em restauração, concordo que só essa introdução tem uma fonte historica imensa e acho legal nós falarmos sobre esse assunto e saber que depois desses anos todos ele está aqui no Brasil exposto em São Paulo com entrada gratuita. Artisticamente acho que essa é uma grande chance e oportunidade de artistas ou estudantes realizar os seus sonhos. Gostei muito desse assunto!

    ResponderExcluir
  18. Professor com esse trabalho que vamos realizar em atualidades vão vir mais conhecimentos do que já tínhamos.... e também acho que esse assunto é muito interessante e legal de se trabalhar,porque as pessoas se interessam muito pela arte e as obras de Cândido Portinari são muito interessantes pelo fato de serem gigantescas,coloridas,os detalhes são muito bacanas e é isso!

    ResponderExcluir
  19. achei mto interessante a vinda dessa obra para o Brasil, alem da responsabilidade de o mante-lá segura.Eu achei que essa obra ira abrir mtos caminhos para as pessoas estudarem e conhecerem bem mais sobro o Candido, eu mesmo se tiver tempo irei falar para minha mae para nos irmos ver essa incrivel obra que representa uma historia tao importante não so para nos mais para o mundo inteiro!!!!

    ResponderExcluir
  20. Jade Gomes - 8º ano A9 de fevereiro de 2012 às 19:36

    Em minha opinião foram 4 anos contrariando as recomendações médicas, proibido de pintar por sintomas de intoxicação pelas tintas, Portinari mesmo assim aceitou o convite e disse “Guerra e Paz representam sem dúvida o melhor trabalho que já fiz… Dedico-os à humanidade…”
    Foram 4 anos estudando fazendo emboços e maquetes para 14 metros de altura de pura arte. De um lado 14 metros figurando os combates do século XX. A guerra seria representada através do sofrimento do povo e não de soldados em combate. Do outro lado 14 metros de felicidade no caso a paz seria pessoas se divertindo dado piruetas, pulando carniça, moças que dançam e cantam, um coral de meninos de todas as raças, no caso a paz seria tão simples tão simples seria fácil de aucansala mas como se pode a ver paz aonde se á guerra, eu acho que ao pintar 2 quadros no qual são distintos ele quis representar isso: como se pode a ver paz aonde a guerra.

    ResponderExcluir
  21. Sarah montevechi Daniel 8 ano A9 de fevereiro de 2012 às 19:48

    Professor eu acho que isso além de serem umas das grandes obras de Picasso vai mudar até a rotina de algumas pessoas no meu entendimento porque com mais desse tipo de cultura interessante às pessoas podem mudar um pouco de seus hábitos e ter mais experiências em cultura em vez de só se preocuparem em fazer futilidades.

    ResponderExcluir
  22. Andressa N. da Silva 7º ano B9 de fevereiro de 2012 às 20:25

    professor eu ja terminei meu trabalho, e achei muito legal, amanha levo o trabalho pronto para vc ver se tem que modificar algo para ficar melhor.

    ResponderExcluir
  23. ANDRESSA 7 ANO B
    professor eu ja terminei meu trabalho, e achei muito legal, amanha levo o trabalho pronto para vc ver se tem que modificar algo para ficar melhor.

    ResponderExcluir
  24. Como podemos nasce muitos artistas no brasil pena que nem todos sao tao valorizados pelo seus sucessos.
    Candido Portinari é um dos orgulhos do brasil traz inumeras obras de sucesso falando sobre a nossa realidade de uma forma diferente

    ResponderExcluir
  25. Lucas 7 ano B
    Professor eu o tema interesante pois ver sobre obras de artes e sempre vendo coisas novas que nos ensina cada vez mais

    ResponderExcluir
  26. matheis bastian 7 ano b9 de fevereiro de 2012 às 22:04

    concordo com o Carlos,pois o Candido Portinari e um bom artista eu acho que a obra"Guerra e Paz" e para ser sefletida,pois alguns dias vc esta em guerra e outros vc esta em paz.
    Por exemplo:Guerra:As pessoas estão em guerra no transito.
    Paz:As pessoas estão em paz na igreja.

    ResponderExcluir
  27. bem... eu acho que ele foi muito bom a história da arte, pois as pinturas dele nao eran normais e sim davam uma idéia e fazia discuções entre os artistas. Mas com o tempo ira vindo varios artistas para fazer trabalhos, pois atualidades sera somente artes... mas tomara que meu grupo saiba apresentar e tire uma nota boa. eu gostaria de ver varios artistas como: Michelangelo, Van Gogh, etc.

    ResponderExcluir
  28. Vinicius 7 ano b

    olá professor eu já fiz meu trabalho e é meu primeiro trabalho com você,eu achei o meu trabalho bem legal e bem interessante.

    ResponderExcluir
  29. Gostei mto do tema pois Candido Portinari foi um grande pintor brasileiro que infelizmente morreu pintando um de seus quadros .Acho que muitos vão comessar a se interessar em relação a Arte

    ResponderExcluir
  30. Luana 7a :Adorei o tema do nosso trabalho , pois acho ótimas as obras de CÂndido Portinari .

    ResponderExcluir
  31. Não estamos falando de um simples artista, e sim de Candido Portinari, que contribuiu muito a cultura do Brasil, e não só do nosso país, suas obras também são super reconhecidas lá fora

    ResponderExcluir
  32. Candido Portinari foi um grande artista,ele pintou obras incriveis e era um grande brasileiro fiquei impressionada dele ter pintado uma obra tão grande como guerra e paz.

    ResponderExcluir
  33. prof cade o meu que eu comentei,mas mesmo assim eu comento de novo e assim eu acho que essa obra tenque ser refletida,pois nos estamos em guerra e paz no nosso dia dia,ou seja, esta obra pode ser do pensamento do Candido Portinari e do nosso do dia dia

    ResponderExcluir